"Assa-peixe: Uma Planta Medicinal com enorme Potencial Terapêutico"

 p. Daniel Héctor Della Valle Cauci

Introdução:

Assa-peixe (Petiveria alliacea), também conhecida como angélica, guiné, e guiné-pimenta,assa-peixe-branco, cambará-branco, cambará-guaçú, cambará-guassú, chamarrita, matacampo e outros nomes, é uma planta medicinal extensamente utilizada pelas suas propriedades comprovadas

Trata-se de uma planta medicinal com potencial terapêutico significativo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antiparasitárias, antibióticas e antioxidantes.

Nativa do Brasil, seus arbustos podem chegar até 3 m de altura. Seu nome popular foi dado pelo fato das nervuras das suas folhas se assemelharem às espinhas de um peixe. O nome Mata-campo se deve a que ela se espalha com exrema facilidade invadindo áreas de plantio ou pastoreio. Mas a tradução do seu nome, no caso de Cambará-guaçu, seria câmbio, mudança, transformação + grande (poderíamos dizer, planta que provoca grandes mudanças, grande transformações)

Esta planta não necessita de cuidados especiais e se desenvolve com facilidade em solos pouco férteis e com excesso de sol.

Suas belas e simples flores são melíferas, muito procuradas pelas abelhas.


Benefícios.


A partir de ter propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antiparasitárias, antibióticas, anti reumáticas e antioxidantes, suas aplicações são inúmeras.

É antiasmática, antigripal, anti-hemorroidal, excelente anti inflamatório estomacal contra gastrites agudas e úlceras, excelente em feridas e inflamações da pele, em dermatites, bronquite, cálculos renais, dores musculares, pneumonia, retenção de líquidos e tosse resistente, seca ou carregada.

Além de seu uso medicinal reconhecido pelo SUS, o Assa-Peixe é utilizado na alimentação e é considerado uma PANC — Planta Alimentícia Não-Convencional. OU seja, que e altamente nutricional.

Sua utilização se estende a banhos de limpeza energética e espiritual preparados com suas folhas e flores.


Modos de uso:

Sua utilização mais convencional é em forma de chás, em infusões, tanto interna como externamente, tinturas, trituradas ou moídas em for a de compressas, em forma de suco ou exprimido (gotas), xaropes e como alimento.


Precauções


O Assa-Peixe é bem tolerado pelo corpo humano, sendo até mesmo uma opção alimentícia. Portanto, não conhecem-se efeitos colaterais específicos pelo consumo desta planta.

Mismo assim não se recomenda o uso do Assa Peixe para grávidas, não porque seja abortiva e sim porque pode provocar algumas interferências na gravidez.


Possíveis efeitos colaterais são desconfortos gastrointestinais e náusea.



Conclusão:


Esta excelente planta medicinal é achada na veira das estradas, banhados e solo pouco férteis ou descartados, e a pesar de ser considerada uma planta daninha, possui um enorme valor terapêutico.

Voltemos ao uso medicinal das plantas que tão generosamente, a natureza nos oferece de braços abertos.


Muita luz a todos,

um forte abraço

até

Comentários