A COR DAS IRIS E SEU SIGNIFICADO

Um tema recorrente em revistas de curiosidades é aquele que trata da cor dos olhos.
Basicamente, a cor dos olhos só se encontra nas Iris. Essa parte que nos, iridólogos estudamos o mais detalhadamente possível.

Bem... Fotograficamente, ou melhor, artisticamente, achamos muitas cores nos olhos. Podemos ver olhos castanhos, negros, verdes, cincas, azuis e até lilás ou roxos. Mas não se engane. As fotos de modelos, em revistas e em materiais publicitários são feitos com luzes especiais, efeitos e filtros que embeleçam o resultado final e nem sempre coincide a beleza comercial com a realidade. Olhos, a mi forma de ver são sempre bonitos. E a beleza deles está na expressão, na historia que representam...
É que no consultório, a diferença do que diz o ditado... a gente vê olhos e vê corações! Não entanto, na hora de avaliar a saúde, a nossa visão é muito mais... Objetiva.
Para a Iridologia Francesa, que é a que continuamos na nossa prática,  as cores das iris se agrupam em 3 grandes grupos, que por sua vez, se dividem em tipos e subtipos (que em este post não trataremos).

Estes três grandes grupos são:
  • Hematógenos (castanhos)
  • Linfáticos (azuis)
  • Mistos (“verdes”, cincas, falsos castanhos, laranja-amarelados...)
Veja que, normalmente se dividem em castanhos, azuis e verdes. Mas a cor está dada pela pigmentação natural do ser humano que é a melanina, de cor marrom. Quando a iris é pigmentada é castanha. Quando a Iris não é pigmentada é azul. E quando a Iris possui outros pigmentos não naturais, decorrente de disfunções ou acúmulo de toxinas, dizemos que são mistos. A cor verde que se observa em algumas iris não é a cor e sim o resultado da mistura de uma Iris não pigmentada (azul) e de pigmentos amarelos ou laranjas. Ou seja, a cor verde não existe!

CORES SADIAS:
As Iris sadias, que refletem uma boa saúde no individuo, são as que mostram cores castanhas puras e limpas, e as cores azuis puras e limpas. Qualquer outra cor que a gente vislumbre nas Iris de uma pessoa estará assinalando presencia de toxinas que por sua vez estará nos dizendo que tipo de disfuncionalidade existe.

CORES NÃO SADÍAS:
Fora de estas cores, temos uma grande variável de cores e tonalidades, mas, dentro da gama das cores marrons, passando pelos tons morados, terracota, terracota queimada, passando pelos tons fortemente amarelados e laranjas, as vezes escurecidos pela presencia de cinzas em todas suas tonalidades e outras vezes claros e brilhantes, assinalando os maiores estágios inflamatórios e irritativos, até chegar a todas as gamas de cinzas e nos casos agudos, Iris que possuem manchas e “fios” de com cinza esbranquiçado ou mesmo brancos até chegar nos finalmente aos tons azul celestes, e azuis intensos.

Em todos estes casos falamos de iris não sadios e que a partir da avaliação se poderá definir o tipo de disfunção ou desarmonia que apresentam.

OUTRAS INFORMAÇÕES DAS CORES:
Na iridologia tradicional francesa, as cores castanha, azul e mistas definem três grupos, chamados de constituições iridológicas.
Cada constituição iridológica possui suas características próprias e nos informam sobre algumas tendências a adoecer que os indivíduos sofrem.

  • HEMATÓGENOS (castanhos)

Sofrem mais de problemas de qualidade sanguínea, fígado e vesícula; dislipidemias, doenças metabólicas do tipo hipertensivo e diabetes.

  • LINFÁTICOS (azuis)

Há propensão a problemas linfáticos, alérgicos e inflamatórios.
Há também muita reatividade nas mucosas, tanto no trato respiratório como no intestinal e muita acidificação do sangue, dos tecidos e dos órgãos.
É onde achamos  maior quantidade de problemas reumáticos; artrite e artrose.

  • MISTOS

Terão uma forte tendência a sofrer desordenes digestivos.
Também poderão ter Deficiência de secreções digestivas do fígado, da vesícula biliar e do pâncreas. Mas, no caso das pessoas de íris mista, também poderemos achar características tanto hematógenas como linfáticas dependendo da pigmentação dominante.


Tenha em conta que, estas são tendências a adoecer, sem que isto deva ser tomado como uma fatalidade ineludível para cada individuo. Uma pessoa hematógena não deverá sofrer necessariamente de problemas hepáticos, assim como aquelas pessoas linfáticas não necessitam sofrer obrigatoriamente de artroses. Da mesma forma acharemos artroses e problemas alérgicos em hematógenos e problemas sanguíneos em linfáticos.
Trata-se meramente de uma tendência a adoecer.
Um forte abraço a todos!
Muita luz!

Daniel H. Della Valle Cauci

Comentários

  1. Essa íris de cor mista seria o que a olho nu parece verde? Essa íris mista também pode se dizer que está intoxicada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cara Ângela: Sim. A íris mista parece verde ou cinza e em algumas ocasiões, até castanhos, mas, se caracteriza pela ausência de pigmento Melanina. O verde nos olhos, não existe e só, parece existir. Por outra parte, sempre que achamos pigmentos amarelos ou laranjas existem disfunções e anunciam presencia de toxinas.
      Muito obrigado pelos seus comentários e fique por perto!

      Excluir
    2. Quer dizer que a pessoa tem uma doença?

      Excluir
    3. Bom dia!
      Não. Não quer dizer que há doença. Pode existir uma disfunção, um órgão ou sistema pode estar funcionando desequilibradamente sem ser doença e gerando toxinas que uma vez que se acumulem na quantidade certa poderão se transformar em doença. As vezes se trata de uma alimentação inadequada ou excesso de estresse... há muitas opções na realidade. Agora, quando há uma doença, podem aparecer vários tipos de pigmentos nas íris, inclusive os amarelos e laranjas...

      Excluir
  2. Meu pai tem íris mista (castanho claro esverdeado)e minha mãe olhos cinzentos médios, ambos tem um pai de olhos claros e outro de olhos negros. Minha mãe tem 6 irmãos e cinco tem olhos claros mesmo com a minha avós tendo olhos negros. Nasci de olhos negros mesmo tendo ambos os pais de olhos claros, que nem os filhos da Gisele Bündchen. Obs: Tenho uma marca de nascença nas costas idêntica a do meu pai. Enfim, de onde tirei meus olhos negros? Isso é possível vindo de dois pais com olhos claros? Nasci de olhos esverdeados mas em pouco tempo escureceram. Será que meu olho é castanho falso? (Com sangue por dentro) comi muita carne na infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anònimo:
      A cor dos olhos está pautada pela genética. Uma explicação rápida é que as íris castanhas são geneticamente dominantes e também, que existem mais probabilidades de ter a cor dos olhos dos avos que ter a cor dos olhos dos pais.
      Por outra parte, a pigmentação das íris não é total na hora de nascer. Ela aumenta significativamente após do nascimento. Quase todas as crianças nascem de olhos esverdeados ou muito claros. E aquelas que terão íris castanhos terminam de pigmentar suas íris após do nascimento. Por isso parece que "nascemos de olhos claros"
      Estudamos a cor das íris como parte da avaliação de saúde, não a genética, por isso peço sua compreenção e espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Genetica aula biologia☺ seu pai tem gene do olho dominante pode ser AA OU Aa e sua mãe Aa Ou aa. Temos um gene da mãe e outro do pai escolhido aleatoriamente. Vc é Aa. A característica do (A) sempre vence o (a). Quando um dos pais tem olhos castanhos e tem filhos de olhos claros é pq seu gene é Aa ou seja carrega em seu Dna o gene para olho claro (a) e mesmo que tenha filhos com alguém de olho castanho Aa pode ter filho de olho claro ex:Aa x Aa= AA,Aa, Aa, aa. (aa) única chance de olho claro as demais olhos castanhos onde tiver A ELE DOMINA. POR ISSO FALAM QUE PUXOU AOS AVÓS BISAVÓS ALGUEM DA FAMÍLIA. MAS É O PAI É MÃE QUE DÁ O QUE TEM PARA SEUS FILHOS. PESQUISA GENÉTICA NO GOOGLE é lindo é perfeito.

      Excluir
    3. Carol Ana e Daniel Della Valle,

      Meus anjos, desculpe, mas a explicação foi no minimo absurda, vamos lá, o seu caso caro anonimo ainda há muitas discussões pois os determinantes da coloração dos olhos estão presentes no cromossomo 19 e no 15, recentemente descobriram um terceiro gene também no cromossomo 15, EYCL2 ou BEY1, que também influencia na coloração, sendo mais preciso para a o castanho; vou explicar o que já não há discussões sobre... Existem dois genes o BEY ou EYCL3 (cromossomo 15 - Brown eye color gene ) E O GEY ou EYCL1 (cromossomo 19 - Green eye color gene)... Quando há algum alelo de dominância castanho "BM" (BEY Marrom) não importa os outros, será castanho a cor dos olhos, agora se não tiver "BA" (BEY Azul) aí pode se olhar os alelos do GEY para determinar se será Azul ou Verde, pois também são genótipos diferentes

      Exemplificando -

      BM BA - CASTANHO - (castanho é dominante BM)
      BA BA - AZUL OU VERDE (note a ausência do alelo dominante)
      BM BM - CASTANHO - (ambos dominantes *)

      * Caso duas pessoas com o BM duplicado tenham um filho, ele não terá olhos castanhos, salvo exceções que são exatamente o seu caso anonimo.

      Excluir
    4. Muito obrigado pelos excelentes aportes! neste blog não estávamos falando das características genéticas exatamente e sim dos significados iridológicos das cores... mas toda essa informação é excelente e enriquecedora. Obrigado de novo!

      Excluir
  3. Não sei ao certo a cor dos meus olhos, o circulo mais externo é azul, depois verde e ao redor da pupila é amarelo. Qual profissional posso procurar para saber a cor dos meus olhos? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio:
      Para todos os fatos seu olho é azul de origem.
      O amarelo intenso no centro da íris tinge fortemente a região digestiva. Indo em direção à periferia da íris, o amarelo fica mais tênue, mais sutil e se mistura com o azul original dando essa tonalidade verde ou esverdeada (em uma observação a olho nu, porque em uma fotografia poderia comprovar que não existe a cor verde nos seus olhos)
      Aos efeitos de identificação, a cor dos seus olho será a dominante... mas, pertencem ao grupo de íris azuis. Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado, Daniel, você entende muito. Seu blog é show!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Cara Cristina:
      Olhos pretos, a pessar de ser uma "figura" muito usada em poesia, canções e historias românticas, não existem.
      Nem os pretos, nem os verdes!
      não existem pigmentos pretos nas íris. Existem sim marrons muito escuros... A combinação destes pigmentos pretos, alaranjados e amarelos fortes dá uma coloração intensa e escura que pode ser vista como preto, mas, com boa iluminação e acercamento se pode verificar que só se trata de um marrom bem escuro.
      Muita luz!

      Excluir
    2. Oi, me responde por favor... tenho uma filha de 2 meses ela tem olhos verdes meio cinzas, é um dos olhos tem uma mancha tipo um sinal castanho, é tipo uma bolinha, é pequena só dá pra ver se prestar bastante atenção. O que pode ser? Até pensei que seria mudando de cor quando vi, mas ela vai completar 3 meses e tá do mesmo jeito... as vezes parece azul, as vezes verde e as vezes cinzas kkkK nas fotos ficam azuis.

      Excluir
    3. DESCULPA PELA DEMORA NA RESPOSTA.
      Com 2 meses de idade não é possível determinar a cor dos olhos com tanta facilidade. Como regra geral a cor das iris na hora de nascer são claros e se irão pigmentando aos poucos com o decorrer dos meses ou até anos. Há que esperar um pouco para saber a cor definitiva da sua filha. Pontinhos tipo manchas, como se fossem um pinguinho de tinta marrom escuro som pigmentos de melanina... são normais. se se trata de outro pigmento, só vendo uma boa fotografía para conferir!
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  5. tenho olhos verdes com um circulo amarelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bruno:
      Seus olhos são do grupo dos Mistos. Azuis em realidade com pigmentação amarelo-laranja, suponho, na volta da pupila. Essa pigmentação existe por ter disfunções de fígado e problemas digestivos (com ou sem sintomas, mas, geralmente há sensação de "estufamento" após das refeições e as vezes boca seca ou amarga)
      Abraço e continue visitando a nossa página!

      Excluir
  6. Olá, meus olhos são azul ou verde não sei certo com o redor da pupila castanho, quando eu tinha uns 11,12 anos me lembro que não tinha essa cor castanha, será que isso é normal ou algum problema de saúde, meu oftamo falou que é genético, mais antes não era assim, tinha uma cor só, queria mandar uma foto pra você ver, qual e-mail eu posso mandar.

    ResponderExcluir
  7. Oi Eva!
    Vi as suas fotografias. Não permitem um analise detalhado, mas, dá para perceber que são azuis. A cor que aparece como castanha é na ralidade amarelo-laranja, com bastante cinza. Um cinza "esfumado" que "suja" os pigmentos amarelo-laranjas. Se encontram impregnando a região reflaxa do Sistema Digestivo e da região Glandular. Basicamente, e o Sistema Nervoso que influencia negativamente o Sistema Digestivo e Glandular. Provavelmente preocupações e perfeccionismo. Sua Irmã deve de ter um pouco desses pigmentos. Se não tiver, pode ser que Vocês sejam diferentes nas respostas emocionais.
    Um abraço e muita luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua atenção e só mais uma coisa: O cinza que você fala fica junto com o castanho, pois eu não percebo, mas afinal, qual cor seria meu olho nesta parte castanha se meu corpo estivesse funcionando normalmente, sem problemas nervosos, glandulares e digestivos.

      Excluir
    2. não é difícil... imagina que a cor nas íris jamais é "pura". Como tintas que se misturam e impregnam em um tecido de algodão... O que você vê como castanho o marrom, é laranja, amarelo e cinza... o azul que você vê nos olhos já possui uma boa proporção de cinzas. Imagina que tem que reproduzir a cor com lápizes de cor... Indo de fora da íris ao centro, se vê mais azul, depois começa a ficar cinza, cinza sujo, logo se mistura com laranja... as cores vão se fundindo. No centro fica já é quase castanho com muito cinza...
      E fim... na teoria, em saúde "absoluta" seu olho deveria ser todo azul.
      Abraço!

      Excluir
  8. Olá Daniel, lhe mandei uma foto, pois fiquei com dúvidas sobre coloração e esse tom amarelado no centro. Se eu levar uma vida de fato saudável, isso fará com que a cor vá para seu estado natural, ou seja, azul ou castanho? Oi o estrago feito não pode mais ser remediado? Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Caro amigo: desculpe pela demora na resposta.
    Recebi sua foto. Sua cor de iris é azul sem dúvidas e a tonalidade amarelada, cinza amarelada é devido a algumas toxinas e a certa disfunção digestiva. Sua digestão é lenta. Nenhuma das cres o sinais indica que tenha uma doença e sim só disfunção. Por isso cuidando muito a alimentação, tomando água, descansando... em fim... se cuidando voltará ao normal. Veja bem, no entanto, que a causa da sua disfunção digestiva pode ser o estresse e o excesso de auto exigência... perfeccionismo, por mais que seja só em alguns aspectos da sua vida. Sendo assim, por mais que viva certinho e se cuide muito, a disfunção digestiva continuará e se ampliará. Então cuidados e muita calma e silencio interior!!!
    Muita luz!

    ResponderExcluir
  10. Olá, notei que meu olho está "esbranquiçados" ao redor da íris e gostaria de saber se isso é normal? Meus olhos também variam muito de cor entre o castanho e o verde acinzentado, muda tanto a ponto de uma tia perguntar se eu estava de lente pois meu olho estava verde acinzentado. Por que isso acontece? Eles parecem muito com essa foto do olho misto, mas com a mancha que aparece na base em toda a volta da íris. Como faço para enviar uma foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é normal. O branco ao rededor da sua íris é o que os oftalmologistas denominam "geronton". Para nos, na iridologia indica um desequilíbrio lipídico. geralmente presença de colesterol.
      As mudanças de cor entre cinzas e verdes são bastante comuns. Eso se deve às diferentes formas e quantidades de luz que chegam até sua íris. A luz do sol, por exemplo, fará que suas íris fiquem mais verdes o até azuis. As vezes um estado de ánimo o uma emoção também pdem deixar as íris mais cinzas ou mais verdes... Pode eniar sua foto por email. Meu email é danodvc@yahoo.com
      Fico no aguardo!
      Abraços e muita luz!

      Excluir
  11. Meus olhos são claros mas tem uma coloração difrente no centro, meio que laranjada, devo me preocupar? E queria saber a real cor dos meus olhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelton: Me desculpe pela demora na resposta... Sempre que uma coloração laranja aparece no centro, é indicativo da existência de uma alteração hipofuncional gastrointestinal. Geralmente seu sistema digestivo, principalmente estômago estará trabalhando lento, ou ode existir ma disbiose... o pode ser ue seu sistema digestivo esté acusando desgaste funcional poe estresse prolongado... em fim. Muitas possibilidades. Mas, sempre é indicativo da existência de uma alteração hipofuncional gastrointestinal. Não é grave em primeira instancia e até pode ser assintomático. Se não se faz nada, se não se modifica a alimentação o diminui a incidência do sistema nervoso... o problema irá avançando até aparecerem os sintomas parecidos aos da gastrite, refluxo, dores... mas, o que realmente será problemático é que durante esse tempo a qualidade da absorção dos alimentos será ineficiente.
      Na medicina se trata como uma gastrite... Só que para nós fica claro que no es uma gastrite comum e sim uma gastrite por falta de Suco gástrico e não por excesso.
      Um abraço e muita luz!

      Excluir
  12. Olá um olho caStanho claro com uma manchinha bem pequenina branca fraca na iris parte colorida em baixo e normal.? Só vi com lanterna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo. Estou com problemas de conexão, mas, não queria deixar sem resposta. Assim como descreve não é comum. A cor branca não é normal e é dificil nas iris... Esse "branco" pode ser um amarelo bem claro... Ou pode ser de bordas muito difusas... Significando coisas diferentes. Otros sinais quase brancos depender da idade e de cirurgias.. Do grao de intoxicação... De muitas coisas.
      Acho que não ajudei muito...
      Se puder tire uma foto da iris... Do tipo macrofotografia e me envie que tiraremos a duvida. Tem que ser de qualidade.
      Abraço e fico as ordens!

      Excluir
  13. Oi, os meus olhos são castanhos, mas perto da pupila tem uma cor amarela. Qual grupo seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raimunda:
      E a mesma situação que expus Joelton mais arriba.
      A cor amarela e a laranja quando se visualiza ao redor da pupila indica Hipofunção gastrointestinal e acúmulo de toxinas, com possíveis fermentações. O que indicaria ma digestão lenta e ruim
      Laranja é uma situação mais crônica. Amarela mais aguda. Pode ser que não tenha sintomas gastrintestinais ainda ou pode ser que existam e até serem agudos... fortes... O sistema nervoso pode ser a causa principal e uma alimentação errada ou desregulada pode ajudar a manter e aumentar o problema...
      Se cuide!
      Muita luz!

      Excluir
  14. Peço desculpas aos amigos pela demora nas respostas. Problemas foram resolvidos...
    A todos um forte abraço!

    ResponderExcluir
  15. Tenho olhos verdes fui em um iridologista ele disse que tenho muitas toxinas na íris e na verdade meu olho é azul mas como ele mi passou alguns remédios mas quero saber pq isso acontece e meu olho pode voltar a ser azul?

    ResponderExcluir
  16. boa tarde Anónimo:
    Bem... como a gente já explicou, não existem as iris verdes. A iris sem pigmento é azul... mas, a vida, a alimentação, o estresse... gera, toxinas que seu organismo nem sempre consegue eliminar de forma correta. Estas toxinas se acumulam e com o tempo podem provocar doenças ou desequilíbrios. Nas íris podemos ver essas toxinas como sinais, dento do que se denomina a semiótica irídea. Especificamente como cores que vão desde os esbranquiçados, passando pelos amarelos, laranjas e depois com aumento gradativo de tonalidades cinzas. Quando o azul original se mistura com o amarelo dará a tonalidade verde.
    A retirada de toxinas melhorará sua saúde com certeza. Mas, nem sempre se consegue uma reversão total da cor esverdeada... as veces aclara... limpa... Outras vezes se chega ao azul... depende de cada caso, de cada esforço de desintoxicação, de cada organismo...
    Espero ter ajudado!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá,tenho olhos claros (azuis),mas em um deles (esquerdo) há uma "gota" de coloração esverdeada que cobre cerca de 1/5 de toda a cor do olho,é normal?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia SnYce:
    em primeira instância, segundo a sua descrição é sim normal.
    Parece ser o que em iridologia chamamos de marca o mancha genética e se relaciona geralmente com a mistura de raças na família (Italianos+alemães; Poloneses+brasileiro; etc.,...) Para ter certeza deveria ver uma fotografia clara e de boa definição. Pode enviar se quiser! As ordenes!
    Muita luz... abraço!

    ResponderExcluir
  19. Ola minha filha joana de 10 anos tem olhos castanhos mas no olho direito tem dourado amarelado com um bocado de azul e normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo:
      Primeiramente desculpe pela demora. Sua mensagem ficou enrolado entre o ciber-espaço e minhas carências tecnológicas!
      Sua descrição não é precisa e isso dificulta bastante uma resposta certa. A iris é um espaço muito pequeno com muita informação. Acho que fiquei curto... uma das possibilidades no caso da sua filha, sendo que ao parecer ela está assintomática, é que se trate de manchas genéticas. São manchas que ocupam grande parte de uma das íris. as vezes a metade, as vezes literalmente deixam uma iris castanha e a outra azul. A cor dourada amarelada pode ser indícios de toxinas acidas, de origem alimentar ou medicamentoso (isto é um explicação possível somente). Mas, a mancha azul, de ser genética indicaria que existe mistura de raças na família. se quiser sair da dúvida, me envie uma fotografia das duas iris, preferentemente por separado e de boa qualidade.
      abraço forte e muita luz.

      Excluir
  20. Não sei a cor dos meus olhos...ja tive problemas na vesícula...a cor deles influência isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia "Anônimo".
      As íris são um reflexo do nosso estado orgânico, funcional e emocional. A cor que elas apresentam é parte da forma em que elas expressam o equilíbrio ou desequilíbrio em que nosso organismo se encontra. Por esse motivo se você teve problemas de vesícula, suas íris poderão ter alterado sua cor e no o contrario. A cor das íris cambia após os problemas da vesícula ou qualquer outro problema de saúde acontecerem. Se nasce com uma determinada cor de íris e ele se irá modificando ao passr dos anos, segundo seu estado de saúde.

      Excluir
  21. Meus olhos são castanhos e fora da íris tem um círculo azul e parte branca um amarelo queimado.

    ResponderExcluir
  22. Bruno. Pela sua descrição posso me imaginar que não esteja sendo "preciso". Fora da iris um círculo azul indicaria uma condição muito precária de tipo circulatório (minimamente) e amarelo queimado na esclerótica pode ser visto como uma ictericia, o que não seria nada bom. Sugiro enviar uma fotografia para sairmos da dúvida. Na iridologia o detalhe é a clave e os matizes das cores fundamentais para compreender o estagio da situação.
    Abraço grande e em você, saludo a todos com um bom 2019!
    muita luz!

    ResponderExcluir
  23. Oi amigo boa tarde sou ecologista e nesses tempo trabalhando com saneamento ecológico em áreas de risco aonde estão descartando o esgoto direto nos rios um contrair uma alergia urticária crônica sou vegano há 15 anos me alimento muito bem sucosverdes detox chás td da horta tomei uns remédios alérgicos q fazia que não tomava piorou entrei numa dieta de dez dias com suco de bobosa pura e alimentação crudivoro e fruvivora consegui curar mais vi q a babosa e tóxica comecei ir nos últimos dias no banheiro e urinar e comecei senti umas dores no abdômen e no fígado me curei mais tive esses distúrbios e percebi algumas manchas de Marons na minha irisí esquerda vi o mapa das íris meio que bateu com o sintomas e como acredito na medicina natural queria uma ajuda sua ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu amigo. Em primeira instância parabéns pela sua atividade e muito obrigado por defender o nosso planeta. A pesar da sua alimentação (atitude) vegana e dos esforços por manter uma vida saudável apareceu essa urticária. Isso expõe uma verdade sobre a nossa saúde que nem sempre se vê com claridade. Podemos ter uma alimentação perfeitamente saudável, hábitos saudáveis, atitudes saudáveis, mas existe uma variável da qual nem sempre temos controle e é o nosso estresse. Esse amigo "complicado" que é o estresse é um dos maiores responsáveis de esse tipo de disturbios de pele e até dos outros sintomas que esteve sofrendo.
      Agora... como posso ajudar?

      Excluir
  24. Boa noite, Daniel!! Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog! Uma grande fonte de conhecimento, muita riqueza!
    Se me permite, gostaria muito de lhe pedir algumas instruções para meu caso. Sei que minha mensagem será grande, mas agradeceria muito se puder vê-la. Tenho 21 anos, amo estudar iridologia, homeopatia, florais, etc. Minha saúde melhorou bastante depois que conheci nomes como Lair Ribeiro e Ivandélio Sanctus, este trabalho de iridologia é simplesmente magnífico, uma pena que é pouco conhecido pelos médicos atuais. Vamos lá. Me alimento muito bem, sigo ao máximo a dieta que nossos avós comiam, a dieta simples e natural, sem industrializados, 06 anos sem refrigerantes, anos sem glúten, sem leite e afins.. Enfim, me "trato" muito bem rsrs.. Mas tem um problema que me persegue, que é a transpiração excessiva nas axilas (e apenas nas axilas). Acontece sempre após algum exercício ou após o mínimo de ansiedade que seja, como quando encontro algum conhecido ou algum amigo, ou quando eu vou para a faculdade e estou em meio às pessoas! Em casa, zero de suor! Chega a ser engraçado. Já tentei tratar com homeopatias e com fitoterapia, mas persiste, sofro muito com isto desde 2016, que foi quando comecei a trabalhar na prefeitura da cidade em que moro, e infelizmente os médicos que estão ao meu alcance e que procurei não estão instruídos para lidar com isso, indicando sempre a cirurgia para cortar o nervo ou retirar as glândulas sudoríparas, o que considero um absurdo. Poderia me dar alguma dica de como posso identificar a causa exata na íris ou mesmo para resolver este problema ? Tenho as fotos das minhas duas íris, são azuis com uma leve borra amarela ao redor da pupila. Essa borra já foi pior, mas está clareando e melhorando cada vez mais com o passar dos anos, como que se estivesse desintoxicando-se.
    Imensa gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro:
      Agradeço de coração suas palavras que sem dúvidas são de alento para o nosso trabalho.Que bom! continue apreendendo e aplicando o apreendido... isso faz de nós melhores e mais humanos!
      A forma de ver a saúde que propomos é diferente à forma médica. Não é melhor nem pior e pode sim ser muito enriquecedora para a medicina, assim como sucede já em muitos países, onde a Iridologia se ensina diretamente nas faculdades de Medicina, ou onde pelo menos os médicos estão livres de usar esta técnica sem medo a sanções ou constrangimento profissional, como sucede aqui.
      Todos esses cuidados deixaram fora um aspecto de você que até pode ter servido para que, sendo tão jovem, fosse tão cuidadoso e preocupado com a sua saúde... sua ansiedade! A sudorese nas mãos e pés que se resolve medicamente com cirurgia é um reflexo do seu estresse e da sua ansiedade. a cirurgia provavelmente, eliminará parcialmente a sudorese das mãos e aumentará a sudorese em outra parte do corpo de forma compensatória.
      Você tem que tratar sua ansiedade. Mas aconselho não só ficar no alivio da ansiedade ou um tratamento para se sentir melhor y si, um tratamento para você mudar... para ser diferente... para superar o que lhe gera insegurança... tratar a origem mesma.
      Se as fotografías das suas íris estivessem boas, do tipo de qualidade que aparece nas fotografias do blog, me envie e verei se existe alguma outra causa. Pelo pronto ansiedade e a acidose seriam as causas a tratar. Através do fígado, da qualidade sanguínea, da alimentação e da quantidade de água... e a ansiedade.
      Um forte abraço e boas melhoras.
      Muita luz!

      Excluir
    2. Boa noite, Daniel!! Agradeço muito o esclarecimento! Você está certíssimo, tenho sim um tanto de ansiedade. Nada de absurdo, já fui pior na minha adolescência, mas ela existe sim. Te mandei e-mail com as fotos das íris e algumas considerações (mandei no email que aparece no seu perfil). Agradeço muito mais uma vez pela sua atenção! Forte abraço.

      Excluir
  25. Moço, meus olhos são um castanho claro/meio âmbar só que na luz do Sol parece ter pequenos reflexos verdes, posso ter algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo de "moço"!
      Desde o ponto de vista iridológico a cor é um importante parâmetro de saúde. O que sai de cor castanha pura e azul pura é indicativo de alterações orgânico-funcionais que devem ser medidas com seriedade e mesura. Não dá então para dizer que você tenha problemas de saúde. Mas, a cor ambar e os reflexos verdes fazem pensr em pigmentos amarelados que sugerem toxinas originadas no mal funcionamento do fígado e da vesícula.
      Sem sustos!!!
      Investigue!
      Abraços e muita luz!

      Excluir
  26. Meus olhos são como esse da foto(misto) porém tem uma cor cinza em volta da Íris, um cinza até bem largo como se quisesse tomar conta dos olhos, para mim é muito preocupante, pelo que entendi são toxinas, (certo?) O que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Pelo que você diz, psrece ser um anel de Na-colesterol. Dependendo da sua idade e qualidade de vida pode ser efeito de acumulo de toxinas por disfunção hepatica e má alimentação ou pode ser simplesmente uma dislipidemia herdada... É dificil dizer com propriedade o que fazer sem dado nenhum... Sem ver seas iris especificamente.

      Excluir
  27. Sou do tipo hematogênica. Possuo anéis de ansiedade e alguns sulcos.
    Tenho tricotilomania desde os 8 anos. Já procurei vários profissionais... psiquiatra, psicólogo, hipnoterapeuta, tendo utilizado Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina, sem sucesso.
    É possível resolver esta questão com tratamentos naturais? Quais você indica? Estou procurando um iridologista em minha cidade, mas já me interesso pelo assunto desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons e isolados dias nesta quarentena Adele:
      Obrigado por entrar em contato com a nosso blog.
      procurou vários profissionais mas não fica claro quais foram os resultados dessas consultas... Ajudaram?
      Pelo exposto parece que não. Pelo menos não o suficiente.
      As vezes, quando pensamos em tratamentos naturais, pensamos em plantas, garrafadas, ou até dietas. Trata-se de uma filosofia; de uma forma de agir... um método, que usa meios naturais, não invasivos, para estimular ou desintoxicar nosso organismo e lhe devolver sua memoria de saúde. Seu poder de exercer sua memoria de saúde. Não cabe duvida de que na Tricotilomania existem elementos emocionais, bloqueios, traumas, etc., que pela sua profundidade não são acessíveis à ação leve dos tratamentos físicos naturais. É por isso que o tratamento natural sempre vá acompanhado da participação ativa do cliente, com a sua força de vontade e sua capacidade cada vez mais ampliada de percepção da sua própria realidade. desta forma... sim, é possível que a naturologia possa ajudar. Só que isso só é possível através de um trabalho serio, a partir de um diagnóstico apurado (que bem pode ser natural, iridológico), de uma anamnese apropriada e do planteamento de um tratamento inicial para reconhecer suas resistências.
      Indicar um tratamento através da resposta a um artigo na internet, seria minimamente irresponsável e com certeza absolutamente inservível.
      A iridologia possui muitas vertentes, muitos Mestres, por isso deve procurar (acho) alguém que tenha uma observação holística e sistêmica. Outra opção para iniciar um caminho novo como para compreender sua situação poderia ser achado nas Constelações Familiares. Compreender causas e origens da sua situação ajudaria no tratamento natural que lhe seja proposto.
      Fico a suas ordenes.
      muita luz!

      Excluir
    2. Já ouvi falar em constelações familiares.
      Sou médica e entendo que o tratamento sério deve ser acompanhado na presença do profissional.
      Com hipnoterapia consegui 1 semana sem problemas relacionados a tricotilomania. Foi o melhor que consegui. Amanhã mesmo entratei em contato com um profissional em minha cidade.
      Muito obrigada por suas explicações!!

      Excluir
  28. Boa noite. Meus olhos parecem bastante com o olho da capa da postagem. São olhos verdes escuros na periferia e um girassol castanho próximo a pupila. Com lus sobre os olhos ficam verdes muito claros e marcas azuis e i marrom quase some. Tenho que me preocupar?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite. Meus olhos parecem bastante com o olho da capa da postagem. São olhos verdes escuros na periferia e um girassol castanho próximo a pupila. Com lus sobre os olhos ficam verdes muito claros e marcas azuis e i marrom quase some. Tenho que me preocupar?

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Eduardo:
    A regra na iridologia e simples. Olhos azuis e castanhos, (cores limpas e preferentemente únicas) são indicativos de boa saúde. Um olho misto que apresente uniformidade de cores pode apresentar disfunções simples e antigas sem que a pessoa deixar de ser funcional.
    Quando existe muitas cores diferentes, com muita polaridade, é dizer, cores diferentes que fogem dos azuis e dos castanhos, é porque há toxinas; elemento que não sendo bons para nosso organismo, não estão sendo eliminados de forma correta por algum motivo.
    sua descrição sugere presença de lagoas e pigmentação escura central. Pode indicar fraquezas glandulares e mais exatamente disfunções gastrintestinais (problemas digestivos) e também uma condição muito emotiva, medos ou inseguranças. Claro está, que isto é dito de forma descritiva, pois não pode ser um diagnóstico de forma alguma!
    Em todo caso a preocupação pode estar relacionada com a possibilidade de fazer alguma coisa para mudar essa situação, em consonância com a sintomatologia que possa estar sentindo.
    Em definitivas existem disfunções a tratar. A decisão de fazer e os tempos são os seus.Sempre existe a possibilidade de me enviar fotos das suas iris para tirar duvidas maiores. sempre tendo em conta que as fotos DEVEM TER QUALIDADE... DEVEM MOSTRAR DETALHES e geralmente fotos sem função macro, mal iluminadas ou simples, de celular, não ajudam.
    um forte abraço e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Daniel , gostaria de te parabenizar pelo seu blog (muito informativo) e pela atenção que você da aos comentários e por respondê-los.
    Bom , meus olhos são bem verdes e como o círculo ao redor azul acizentado, só que ele sempre teve o centro um pouco amarelado , era bem pouco por isso nem percebia direito , só há poucas semanas percebi que esse amarelo está se espalhando pela parte que antes era verde e fiquei preocupado.Pelo oque eu entendi é por alguma disfunção do fígado e problemas digestivo , eu gostaria de saber oq fazer para ela não se espalhar mais e se for possível até fazer com que essa mancha amarela suma. Você pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  32. Opa! Muito obrigado Victor pelos seus comentários. e sempre que tenha alguma sugestão ou curiosidade pode "mandar"!
    Você descreve tonalmente seus olhos de forma simples. Mas, a cor dos seus olhos, a cor resultante possui uma etiologia bem complexa. Ainda que relativamente simples de explicar...
    1) olhos verdes não existem. Parecem verdes, como resultado de uma coloração profunda azul e os pigmentos amarelos e alaranjados que por ventura possam surgir da retenção de toxinas.
    2) a cor cinza azulada da perisfería das iris é normal ainda que denote um pouco de toxinas linfáticas...
    3) aquele cor amarelado central (é o responsável pelo verde), pode, dependendo da sua ubicação exata, ser expressão de toxinas no sangue ou gastrintestinais. Em todo caso por disfuncionalidades que haveria que determinar.

    agora, a sua expansão é porque as disfuncionalidades não tem sido resolvidas, e, pelo tanto as toxinas estão em aumento, simplesmente se espalhando pelo organismo aos poucos. Do foco do acúmulo de toxinas rumo a áreas que já apresentavam toxinas (deixando verdes as íris)
    Agora, a resolução desse problema requer um diagnóstico um pouco mais apurado que... uma descrição superficial cibernética...kkk.
    Em todo caso não é nada grave... pero é um aviso de que aguma coisa deve ser feita.
    Exercícios, água suficiente, melhorar a alimentação, melhorar o descanso noturno, relaxar, desestressar-se, abolir a ansiedade descontrolada... som as medidas genéricas.
    Cada um dos itens descritos arriba, são um capítulo aparte... que deve ser exaurido.
    fico a suas ordenes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo Daniel pelo seu Excelente trabalho.

      Excluir
  33. Outra curiosidade Daniel kkkkk
    É verdade que alguns alimentos como: Espinafre, Mel, Gengibre, Peixe e Azeite de Oliva podem clarear a íris dos olhos ?
    Ou até mesmo colocar gotas de chá de camomila nos olhos podem clarear a íris dos olhos ?

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde Victor:
    a cor das íris se define geneticamente e depende basicamente dos pigmentos naturais do nosso organismo, que são os mesmos para todos os seres humanos. Existem, na medida em que a vida transcorre, alguns pigmentos que se originam no funcionamento orgânico e no nosso metabolismo em disfunção que, no passar dos anos podem alterar a cor das íris. O chá de Camomila, pingado nos olhos só pode irritar... avermelhar a conjuntiva,mas, sem atingir de forma nenhuma as íris propriamente ditas. Não as alteram de nenhuma forma.
    Agora, alimentos de qualidade, que ajudem na desintoxicação ou até, melhorem a efetividade metabólica podem auxiliar na retirada de pigmentos fisiológicos originados no mal metabolismo. Ou seja, ajudam a desintoxicar, e dessa forma, podem ajudar a que alguns pigmentos escuros saiam, "aclarando" as íris.
    Mas, Victor, isso não é nem comum, nem tão evidente. Tentar cambiar a cor das íris sería de marrom a verde ou azul. isso não é possível
    abraço!

    ResponderExcluir
  35. Olá, uma duvida: recentemente a "borda" da minha íris, ficou azul (tenho olhos castanhos), antes disto elas eram castanhas, passou para o verde e agr esta azul. Isso pode ser alguma doença?

    ResponderExcluir
  36. Bom Domingo
    Caro/ amigo/a:
    Sua pergunta não é muito clara para mim, pela sua interpretação da cor que surge como nova nas suas íris...
    Os termos "recentemente", "borda", e a cor azul, em iridología necessitam de mais especificações.
    Parece ser uma desordem lipídica. O ideal seria que me envie uma fotografia que permita ver a borda azul à qual você se refere.
    Em todo caso parece ser metabólico e não grave. fico no aguardo da sua foto (da íris, o mais nítida possível).
    Se cuide!
    Mantenha máscara e distanciamento!

    ResponderExcluir
  37. Meu olho é castanho mas tá com um anel azul ao redor da íris é normal?

    ResponderExcluir
  38. bOm dia Gabriel: O oLHO cASTANHO não pode ter nenhuma tonalidade azul. Esse anel azul que você menciona pode ser que seja indicativo da presencia de colesterol no seu sangue. Se chama anel de colesterol e para a oftalmologia, geronton. para ter certeza só se enviar uma foto ao emial danodvc@yahoo.com

    ResponderExcluir
  39. Meus olhos são castanhos mas a volta dele e azul, o que significa?

    ResponderExcluir
  40. Caro... desculpa pela demora... estou dedicado aos videos do instagram e fiquei a dever no blog.... bem. A misma resposta de Gabiel, que Pergunto a mesma coisa... a borda azul pode ser o que se denomina anel lipidico ou anel de colesterol, e Que significa que há uma diminuição da oxienação no circulação. algumas vezes a diminuição da ocigenação pode ser medicamentosa... em fim para más seguridade deveria ver uma foto dos seus olhos. tente enviar fotos o mais nítidas possíveis...

    ResponderExcluir
  41. O que posso fazer ou comer se é que vai resolver no meu caso, para que suma esse amarelo no centro da íris? Pois meu olho é verde e agora começou a ficar amarelo no centro da íris, fui no médico e não tenho nada de errado, a minha alimentação que tá ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA, NOA TARDE... a coloração amarelada no centra da íris se deve a disfuncionalidade hepática e estomacal. E fica maior... se potencializa quando há estresse. Cuidar da qualidade da sua alimentação e diminuir k estresse é o principal em geral se trata de uma simples disfuncionalidade. Por isso não aparece doença... mas, cuide!

      Excluir

Postar um comentário