FALEMOS DE IRIDOLOGIA

 p. Daniel H. Della Valle Cauci

 

Hoje, vamos a discursar sobre minha área de conforto.

Vamos a falar da iridologia, da qual me apaixonei já fez muitos anos atrás.

Que é a iridologia. Para que serve… como se faz a consulta e quais são os benefícios de uma consulta iridológica… e até... quais são suas possibilidades avaliativas… são as questões que queremos trazer como informação.

Já temos outros artigos que falam desta ferramenta de trabalho. Mas, é bom atualizar um pouco as informações e alinear os conceitos na nossa comunicação 

Iridologia…

Quando o consulente entra por primeira vez a nossa consulta, geralmente pergunto se já conhece a nossa forma de trabalhar… e em geral respondem: “si…, é alguma coisa de olhar nos olhos…”

E é… é isso mesmo!

Iridologia é uma técnica/ciência que consiste em fazer uma leitura organizada dos sinais e pigmentos, que são visíveis nas íris dos olhos, na parte colorida, na parte anterior do globo ocular.

A íris é muito pequena, mas, mesmo assim, é considerada um microssistema holístico, ou seja, que nelas se reflete todo o nosso organismo de forma ordenada e constante.

E por que isto é importante para nós…

Com o passar dos anos, e talvez estejamos falando de mais de 3000 anos de observação e pesquisa, a iridologia, se constituiu como uma ciência de avaliação da saúde, orgânica, funcional e emocional, permitindo a investigação dos problemas tanto relativos às carências nutricionais, à saúde e funcionalidade dos órgãos e tecidos, à genética, à epigenética, ao comportamento, às questões emocionais e atualmente até nos mostrando nos sinais irídicos, informações sobre o campo sistêmico familiar.


Antes deles, muitos homens e mulheres estudaram e deixaram muitos conhecimentos que ajudaram a construir à Iridologia. O Dr. Ignatz Von Peczely e o pastor Niels_Liljequist, lá pelos anos 1860, organizaram o conhecimento e deram um enorme impulso ao ensino e difusão desta técnica, atualmente ciência.

A tensão emocional e psíquica, as alterações funcionais do sistema nervoso vegetativo a partir do estresse e todas as variantes de específicos equilíbrios neuro-endócrino-imunológicos, podem ser observados através da leitura dos sinais iridianos.

É necessário aclarar, para aqueles que possuem um ponto de vista mais cientifico, que a investigação pelos princípios naturopáticos, não procura ter toda a informação nem conhecer todos os detalhes de cada situação e processo, senão que procura equalizar a saúde e o biorritmo de cada indivíduo, na procura do retorno do protagonismo da MEMORIA DE SAÚDE em cada consulente.

Então, a iridologia é uma técnica de diagnostico?

Sim e não.

Sendo um iridólogo não médico, não me corresponde realizar diagnósticos. O diagnóstico é uma tarefa médica. O que fazemos é uma avaliação do estado energético e funcional.

Na Alemanha, médicos iridólogos, realizam diagnósticos.

Mas, a iridologia é muito mais que simplesmente avaliativa.

A iridologia é profunda e naturalmente preventiva. Nos permite conhecer o organismo do consulente a nível funcional, e possui características pré-clínicas, nos mostrando as dificuldades orgânicas e tensionais bem antes de que surjam como sintomas.

Além de avaliativa, a iridologia permite o controle dos tratamentos com extrema facilidade, sendo que é ecológica e fundamentalmente, não invasiva.

A consulta é muito fácil. Não requer nenhuma preparação. Basta abrir bem os olhos à lupa ou ao registro fotográfico. As complicações da técnica são resolvidas pelo iridólogo, e você pode ter o resultado na hora.

A interpretação dos sinais das íris, junto aos dados colhidos na anamnese, permitem uma avaliação dinâmica e diferenciada.

Tudo isto traz benefícios...

Além de ser rápida, ecológica, não invasiva, preventiva, econômica e versátil, a iridologia, como já falamos é pré-clínica. Significa que poderá verificar o surgimento de uma disfuncionalidade ou patologia, no momento em que estas se gestam, antes mesmo de sofrer seus sintomas, e pelo tanto permite o tratamento de situações quando ainda são mais facilmente tratáveis.

Também, a iridologia é holística, pois as imagens iridológicas que podemos ver, permitem observar o todo do organismo, seu funcionamento e a sua capacidade metabólica em uma imagem que conjuga biologia, cronologia, tendências psicológicas e comportamentais, os hábitos, assim como o estado da imunidade e da vitalidade. E é sistêmica, porque o iridólogo pode ver as propriedades emergentes do indivíduo como organismo complexo que é, pudendo definir os subsistemas orgânicos que estão em deficiência.

Outra coisa..., a avaliação iridológica, em tanto holística e sistêmica, é totalmente multifacética. Existem vários métodos de interpretação dos sinais das íris, o que permite obter informações do equilíbrio ou desequilíbrio de diversos aspectos do indivíduo.

Observar e determinar, por exemplo, a saúde orgânica e funcional, que é a base de todo diagnóstico, o equilíbrio do sistema nervoso vegetativo e suas reservas de energia, compreender os estados emocionais, ter a possibilidade de ordenar no tempo os estados de desequilíbrio e doença na história do consulente, determinar a velocidade do envelhecimento orgânico ou tecidual, principalmente pela observação do balanço acido-base, determinar os momentos em que existiram picos de estresse ou desgaste provocando os desequilíbrios, e, até certo ponto, determinar as causas daqueles picos de estresse. Também o fluxo de energia, seja em extra ou introversão, aspetos da personalidade, da forma em que o indivíduo interage com o meio e da resistência a modificar hábitos e costumes… toda esta informação e mais, contida numa área aproximada de 1 cm2 em cada íris. 

A iridologia pode avaliar a saúde de pessoas de 6 anos em diante. Até os 6 anos a íris está em formação.

Pode ser utilizada para avaliara a saúde em todos os sentidos, e por se corresponder eficientemente com à naturologia e com o sentido comum, sempre nos mostra a possibilidade de melhorar a saúde ou a qualidade de vida de qualquer indivíduo, em qualquer condição que se encontre.

Holística e sistemicamente, sabemos que a doença é uma construção, e através da iridoscopia, podemos reconhecer suas etapas, para conduzir a desconstrução dela, seguindo os passos da lei de Hering e os princípios da naturologia.

Há muita informação sobre o que é a iridologia no universo da internet. Aqui só estamos dando algumas dessas informações.

 

Um forte abraço, muita luz, até…


Comentários