INSÔNIA E ANSIEDADE na NATUROTERAPIA

 p. Daniel Héctor Della Valle Cauci


Você tem problemas para dormir?

Em outubro de 2014 escrevemos um artigo para nosso blog, falando sobre o assunto. Mas, se tratava principalmente da descrição de sintomas e das consequência do não dormir.

Hoje falaremos da insônia a partir da ansiedade.


Há muitas formas de classificar a insônia. Pode ser primária ou secundária segundo seja em si mesma uma doença ou consequência de alguma outra condição disfuncional.  Pode ser intermitente, crônica, ou passageira...

Contudo, seja do jeito que for, quando a insônia chega a vida fica “bem mais difícil”.

Por outro lado, tentar dormir e não conseguir, dormir mal ou acordar após de algumas horas e não poder volver a conciliar o sono, que são formas claras de problemas de insônia, não são as únicas formas de ter problemas de sono.

Muitas pessoas que relatam dormir bem... “como uma pedra” ... que dizem dormir a noite toda e nem se mexer na cama, também mencionam o fato de acordar cansados, como si “trabalhassem” a noite toda. Ou pelo contrário, dormem só 3 horas e meia ou 4 horas e acordam “dispostos” para o que “der e vier”. 

Algumas destas pessoas até acham “bacana” essa “qualidade”, pois são do time das pessoas que acham que dormir é uma perda de tempo.

Em todo caso, o médico ou como no nosso caso, o naturoterapeuta, por definição, terá que investigar as causas, já que algum destes relatos subjetivos são uma chamada de atenção a algo que pode o não ser muito importante para a compreensão real do quadro geral.

Insônia e ansiedade

Como dizemos, existem os problemas de sono decorrentes de outras patologias ou disfuncionalidades, como por exemplo, dores crônicas, problemas digestivos, problemas respiratórios etc., mas, no consultório a maior parte dos consulentes que chegam com problemas de insônia como queija principal, a sofrem por ansiedade. E isto independentemente de qualquer classificação.

As vezes se sabe que a ansiedade está por traz da insônia, as vezes não... mas o que o consulente quer é dormir, até porque dormindo terá possibilidade de resolver problemas ao dia seguinte em vez de multiplica-los. É compreensível!

Sim... compreensível, porém, não tão simples assim.

A Insônia provocada na ansiedade, além de ter origem nesta particular forma de inquietude, terá as características e complexidades da ansiedade que a provoca.

Esta, a ansiedade, pode ser simples e benéfica. Aquele friozinho na barriga antes de uma prova ou desafio, antes de um encontro, perante o desconhecido... pode até focar a nossa atenção e ser “boa”, sendo por sua vez dificilmente causadora de insônia. Mas também, pode ter muitas outras formas e intensidades, sendo dessa maneira muito mais enervante e profunda.

Esta reflexão não é para esmiuçar nem a insônia nem a ansiedade, é só para expor e compreender o tema da insônia pela ansiedade, mas, falando desta, podemos ir da ansiedade simples, passando pelo transtorno de ansiedade generalizada e outras das suas formas, até chegar aos estados de pânico e de estresse pós-traumático, sem nenhum tipo de controle da circunstância.

Sempre, este tipo de insônia, acompanhará sintomaticamente à ansiedade que a origina.

E, sendo assim, “remédios para dormir” não resolvem nada... Talvez, e com sorte, só ajudem momentaneamente ..., mas jamais resolvendo suas causas...

Mas então... Se pode o não se pode tratar naturalmente a insônia...?

CLARO QUE SIM! Claro que se pode!

Mas, veja bem...

O complicado nestas situações é que não existe uma forma fácil de resolver o problema de sono. Passar a responsabilidade da resolução da ansiedade a um remédio, a um comprimido ou cápsula, que seria a forma fácil, é uma fantasia, assim que, para o consulente se abrem duas possibilidades:

Ou enfrenta e compreende suas emoções, ou vive à custas de remédios a vida toda, resignadamente ou à espera de um milagre (tendo em conta que esses remédios são geralmente iatrogênicos e cheios de efeitos colaterais).

A insônia provocada pela ansiedade só se resolve na mudança de padrões nos pensamentos; na ressignificação das experiencias de vida que levaram à gente até o estado de ansiedade. Ter insônia pela ansiedade e repetir a frase “quero dormir; necessito dormir...”, sem prestar atenção a ansiedade nem às suas causas, é uma atitude minimamente infantil, insensata. 

Na naturologia a abordagem deste tipo de insônia acontece dentro das premissas de todo e qualquer tratamento natural, através de um olhar holístico, do diagnóstico, da resolução dos problemas orgânico-funcionais e emocionais-energéticos que o consulente possa ter, e através da educação para a saúde, que contempla principalmente às mudanças de hábitos e paradigmas

Isto quer dizer que para a naturologia, remédios que façam dormir, não são uma forma de tratamento para a insônia, e, fora de esta questão teórica que define o agir naturopático, dentro dos suplementos alimentares, da fitoterapia ou de quaisquer recurso natural, não temos a disposição elementos com a força suficiente para “derrotar” à insônia.

E dobrar ou simplesmente aumentar as doses dos recursos naturais que temos a disposição, de forma irresponsável, não é uma opção.

Existe sim a recomendação terapêutica de ervas em forma de infusão, como a Melissa, a tília, a erva cidreira, maracujá... por exemplo, que tomadas nas últimas horas do dia podem ajudar. Dependendo do tipo de ansiedade, a Valeriana ou o Kawa Kawa como suplementos podem ser de excelente ajuda.

Outras pessoas optam por tomar Melatonina ou outros produtos precursores hormonais para favorecer o sono.

Estes e outros suplementos naturais podem ajudar, as vezes mais, as vezes menos, a melhorar o sono. Ainda assim, nestes casos, a resolução verdadeira da insônia vem da mão da solução ou controle da ansiedade, que em geral, está fora do alcance dos remédios orais.

Sintetizando... Se pode sim realizar tratamentos naturais para a insônia, mas dentro dos princípios da filosofia naturopática, dentro de uma visão claramente holística e sistêmica e não de uma visão cartesiana e mecanicista.

Procurar o caminho fácil e rápido para solucionar a insônia, que é a opção mais usada pelos indivíduos com “urgência” de dormir, leva a percorrer várias teorias e provar inúmeros remédios alopáticos ou naturais, vários remédios “milagrosos”, achando neles soluções parciais ou transitórias e tendo que lidar as vezes com consequências.

O Caminho natural e holístico não consiste em tomar uma cápsula antes de dormir, Mesmo assim não é tão difícil nem tão demorado, se quem sofre de insônia o percorre com dedicação e com disposição.

Converse com a gente!

Estamos a sua disposição... ou procure um outro naturoterapeuta, já que seu problema têm solução!

 

Muita luz

Um forte abraço!


Comentários