Dicas de Fitoterapia para o inverno: COMO FAZER UMA BOA INFUSÃO!

 p. Daniel Héctor Della Valle Cauci


Hoje vamos a trazer algumas dicas rápidas de fitoterapia...

Especificamente referida a infusão de ervas...  Os populares chazinhos!

Os frios já chegaram e uma bebida quente, em forma de infusão de ervas parece ser uma boa pedida. Não só porque esquenta, e sim, porque nos chazinhos podemos reunir o calor, o gosto e o efeito medicinal.

Bom... Nem sempre o sabor será a prioridade (😒), dependendo dos objetivos na hora de escolher as ervas... Para ajudar em disfunções estomacais ou hepáticas, por exemplo, as ervas das quais dispomos não são geralmente muito... saborosas. No entanto, em geral podemos melhorar um pouco o sabor, ainda nos chás mais amargos.

→  A primeira dica é: Se não sabe, se não estudou sobre ervas medicinais, então escolha ervas bem conhecidas... Aquelas das quais todo o mundo fala. Mas, procure informação, pois as ervas, ainda que naturais, podem ter contra indicações.

·      → Fora disso, jamais... Repito, jamais faça uma infusão de ervas medicinais que fique muito forte. Se o chá fica forte... Jogue fora. Você pode fazer uma infusão com uma erva ou com várias, se quiser um efeito medicinal específico ou simplesmente gosta de brincar com os sabores... Mas, o resultado final deve ser um chá bem fraquinho!

·        Em geral um bom chá, terá uma mistura equilibrada de: 1 erva digestiva, 1 erva diurética e 1 erva relaxante.

·         Outra coisa... Cuidado com as ervas aromáticas... Tente usar sempre a planta, o fruto ou o que for, e não se engane com chás em saquinho, principalmente aqueles que vem fechados hermeticamente em uma envoltura plástica...

Aqueles que trazem frutas, flores e que são muuuuito cheirosos... Em geral... Não são nada naturais.

Também não são naturais aqueles chás em pô, para diluir... Nem os chás engarrafados ou em caixas... Use... Prefira sempre a planta.

·         A regra à hora de fazer o chá... É a seguinte: 

                   Folhas, pétalas e ervas rasuradas finas, não se fervem. Se bota por cima delas água quente fora do fogo. 

                  Folhas muito duras, raízes e madeira, se fervem por 5 minutos e depois se retiram do fogo. 

                  Em geral, nos dois casos, se deixa repousar por 5 a 10 minutos, se coa (sempre se coa) e fica pronto para beber. Então, se quer fazer um chá com uma raiz e com folhas simples, espera a agua ferver, coloca a raiz, deixa fervendo por 5 minutos, desliga o fogo, bota as folhas, espera 5 a 10 minutos e coa.

Certo?

·         Quando queira tomar um chá bem quentinho, faça na hora, e evite manter o chá na garrafa térmica bem fechada... Seu chá permanecerá quentinho, mas poderá se cozinhar de mais, e ficar amargo ou até fazer mal... 

·         Uma última dica...

Se o chá que decidiu beber é muito amargo... Ou simplesmente não é muito do seu agrado... Em geral não haverá inconveniente se usa, ao mesmo tempo, alguma outra planta de melhor sabor. Tipo... Anis estrelado, limão, laranja, erva doce... Ou aquela que você mais desfrute.

É só esquentar água, fazer acontecer a magia de uma boa mistura de ervas, e beber com calma... Seu dia ficará melhor!


Um forte abraço a todos

Muita luz!


Comentários