TÉCNICAS E RECURSOS PARA PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS NA MAIORIDADE

 p. Daniel H. Della Valle                                                                             

 Podemos dizer que OS PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS NA MAIOR IDADE são muito comuns.

Faz parte do processo de envelhecimento a perda de elasticidade dos tecidos assim como a diminuição da vitalidade e dos movimentos, e, como consequência disto, o quase inevitável enrijecimento das estruturas circulatórias.

Daí que problemas cardíacos, AVCs, ateromatose, aneurismas, varizes, infartos, arteriosclerose, tromboses, retenção de líquidos, hipertensão e outros quadros de fundo circulatório sejam tão comuns dentre a população maior.

As causas são muitas, e como exemplo podemos mencionar as que são produto da falta de cuidados na alimentação, e outras que são consequência da falta de outros cuidados durante a vida toda, como a falta de exercícios e as decorrentes da própria senescência que é o processo normal de envelhecimento.

No processo normal de envelhecimento o crescimento do coração e a redução da atividade do ventrículo esquerdo geram uma insuficiência cardíaca que se agrava com co-morbidades, e assim, quando exigido, o coração já não pode responder do mesmo jeito que na juventude.

A perda de elasticidade dos vasos dificulta o equilíbrio da pressão arterial nas diferentes situações do dia a dia. E enfim, aos poucos, a pessoa na maioridade se vê limitada por sintomas desagradáveis e dolorosos que por se tratar de fundo circulatório, do sangue e do coração, elementos diretamente vinculados a vida, acabam por traumatizar, gerando medos, ansiedade, depressão e até pânico. O que, evidentemente... não ajuda!

O ideal é chegar à maioridade com saúde circulatória… é o ideal. Mas a ideia destes vídeos/artigos é botar ao alcance da mão dos nossos amigos, algumas dicas que possam ajudar a aquele que necessite melhorar de forma simples e natural.


Há algumas condições básicas obrigatórias:

Mais uma vez…. Tomar água, fazer exercícios, se alimentar de forma apropriada, manter um descanso reparador e cultivar uma vida emocional equilibrada. E se você não faz alguma destas coisas… pode ir começando!

Os tratamentos e dicas naturais são simples e leves, podendo por si só não ser suficientes para curar uma doença.

Sem o devido diagnóstico ou avaliação podem não ser suficientes para resolver seu problema circulatório. Mas, respeitando sua condição podem sim ser de excelente ajuda.

Por tanto, não deixem de procurar o Médico e respeitem à risca as suas recomendações, ao tempo que pode ajudar-se com as seguintes dicas.

INSUFICIÊNCIA VENOSA:

Os sintomas são: dores nas pernas, formigamento, cãibras e cansaço.

O tratar naturalmente este problema sempre é um processo lento e que não deve ser acelerado, ou podemos provocar o desprendimento de um coágulo, o que pode ser muito mais perigoso ainda que a própria insuficiência.

Botar as pernas para cima; botar os pés e parte das panturrilhas em água a temperatura ambiente por 15 minutos, ou melhor ainda, fazer escalda pés (a receita estará na descrição do vídeo), que é excelente nestes casos, mas cuidado! Escalda-pés é contraindicado para quem tem diabetes!

Outra dica é fazer uma mistura de ervas com: Ginkgo Biloba, Unha de Gato, Castanha da Índia e Cavalinha..., Prepare o chá bem fraquinho e tome 1 litro minimamente por dia.

Tomar Omega III, remédio quase que constante em todos os problemas circulatórios, também será de utilidade.

HIPERTENSÃO

Em cápsulas, você pode tomar Ômega III, Gingko Biloba e Valeriana.

As ervas medicinais, Cabelo de Milho, Melissa, 7 Sangrias e ou Chapéu de Couro agirão como excelentes remédios.

Tomar muita água, sempre e quando não existam doenças renais agudas.

Evite o sal tudo o que lhe seja possível.

A água de alho é excelente! Para fazer a água de alho, é só colocar um dente de alho descascado em um copo de água na noite, e toma de manhã.

Outro alimento que combate a hipertensão é o limão em forma de sumo, seja puro ou com água. Preferentemente em jejum.

SANGUE GROSSO E RISCOS DE ACIDENTES VASCULARES, ATEROMAS, EXTREMIDADES QUENTES OU FRIAS, ENXAQUECAS:

Estas condições geralmente aparecem quando os problemas metabólicos e a má qualidade sanguínea estão no seu auge. O fígado está em disfunção, há obstruções venosas arteriais, com alterações serias lipídicas e calcificações. É o que se denomina aterosclerose;

Não duvide em fazer uma drástica reeducação alimentar, eliminando tudo o que é açúcar, chocolates, queijos gordos, e excesso de proteínas.

Usar em Cápsulas Ômega III, Unha de Gato com Uxi Amarelo, Gingko Biloba e pequenas doses de Cardo Mariano.

O tratamento não deve ser intensivo. Deve ser lento… sem apuros.

Se pode fazer escalda mãos, mas, em vez de usar água quente, use água morna a quente.

Infusões de Ginkgo Biloba, 7 sangrias, jurubeba, salsaparrilha, catinga de mulata, seriam boas escolhas. Também use e abuse do alho e da cebola.

PROBLEMAS LINFÁTICOS; INCHAÇOS NAS EXTREMIDADES

Esta é uma condição que se trata da mesma forma que a insuficiência venosa.

Não deixe de tomar água, por mais que se trate de retenção de líquidos.

Elimine o sal das suas comidas. Eleve as pernas quando possível.

Botar os pés em água com sal, no final do dia, por uns 15 minutos será um grande alívio e melhora seu sono.

Ervas medicinais para usar: Ginkgo Biloba, Unha de Gato, Castanha da Índia e cavalinha, cabelo de Milho e Chapéu de Couro.

VARIZES: DORES, QUEIMAÇÃO…

Use Castanha da Índia em cápsulas ou o Complexo Circulatório

Ervas Medicinais: Castanha da índia, erva de Bicho, Hamamélis, Alecrim e alho.

Tomar água de alho e manter as pernas em alto sempre que possível.

Fazer escalda pés, sempre e quando não tenha diabetes. Mas, cuide de não usar a água quente, quente de mais

DOR NO PEITO, TAQUICARDIA, CANSAÇO…

Sem estresse. Nem sempre é coração, nem sempre é um problema circulatório. E ante da dúvida é bom sempre consultar ao Médico.

Poderá tomar infusão das seguintes ervas: Cidreira, Douradinha do Campo, Melissa, Valeriana, Crataegus, Erva Mate e Casca de Embaúba.

Fazer escalda mãos será de boa ajuda.

Como sempre, tomar limão e/ou água de alho ajudará de mais.

Repousar e realizar a chamada “respiração consciente” (a receita estará na descrição do vídeo), ajuda a reduzir o aceleramento cardíaco e traz alívio rápido, reduzindo o estresse da situação.

OXIGENAÇÃO CEREBRAL, TONTURAS, “BRANCOS DE MEMÓRIA”

ARTERIOESCLEROSE

Exercícios; muita água;

Melhorar a qualidade do sono e diminuir o estresse serão passos fundamentais.

Ginkgo Biloba, Tília e Melissa e Nó-de-cachorro são plantas medicinais que darão excelentes resultados.

Evitar café e estimulantes.

Fazer escalda mãos e/ou escalda pés.

ah!... E mais exercícios! Sé que pode dar preguiça sair do sofá... se movimente!

AVERMELHAMENTO DAS EXTREMIDADES (NA CANELA)

Este é um dos vários sinais de tromboses


… preponderantemente junto a inchaço (geralmente só da perna afetada), calor local e dor.

Tratar ou tentar dissolver os trombos é muito arriscado. Isto deve ser observado pelo médico.

Sendo assim, não use nunca escalda pés, já que este é um exercicio hidroterapêutico drástico que pode movimentar o trombo e provocar problemas maiores.

Ervas Medicinais: Uma mistura de alcachofra, unha de gato, Ginkgo Biloba, jurubeba e muito alho!

Água de alho e limão.

Usar Ômega III, Ginkgo Biloba e Unha de Gato em cápsulas.

Tomar muita água, sobretudo, se é que não se estava tomando o suficiente.

Manter as pernas um pouco elevadas e não faça grandes esforços

Há muitos problemas circulatórios, mas, não seria nada responsável da minha parte, fazer recomendações sem uma avaliação apropriada, já que cada pessoa é diferente assim como seus problemas de saúde.

Em todo caso, cada pessoa necessita estar certa do seu problema antes de realizar qualquer tratamento.

Necessita ter em conta sua saúde geral, a presença de doenças metabólicas, de doenças renais, de suas reais limitações físicas e até emocionais, que possam estar debilitando seu organismo ou até provocando sintomas cardiocirculatórios, como é o caso das inflamações gastrintestinais, do excesso de estresse e a falta de um sono verdadeiramente reparador


Se nunca se cuidou ou se você já sofreu anteriormente de problemas cardiocirculatórios, mais ou menos crônicos… sempre consulte seu médico e ao realizar tratamentos naturais… não se apresse. Os tratamentos naturais podem ser muito efetivos ao remover as causas originais dos problemas circulatórios, provocando as chamadas “crises de cura”, que minimamente provocaram alguns sintomas desagradáveis e ansiedade.


Se você está experimentando sintomas cardiocirculatórios leves, e reconhece a origem dos mesmos na falta de cuidados, nos erros na alimentação ou no excesso de estresse, comece a cuidar se naturalmente, através da modificação de hábitos e do estilo de vida. Use nossas recomendações e boas melhoras!

Comentários