TEMOS UMA FARMACIA EM CASA!


 p. DANIEL DELLA VALLE


Vamos a conversar sobre termos uma farmácia em casa.


Sim, porque sem ter muita ciência disso, temos em casa antibióticos, anti-inflamatórios, digestivos, remédios para a pressão e para a circulação e para muitas outras circunstâncias de saúde...

Em outro momento, no meu Instagram publiquei uma série de postagens intitulado “a farmácia na cozinha”, da mesma forma que muitos outros terapeutas e especialistas já têm feito. E posso mencionar um deles, por quem sinto um profundo respeito… Daniel FORJAZ, que sabe muito de plantas medicinais e do poder curativo das plantas.

Este é um tema leve e prático que ajudada a descansar das conversações densas e serias nas que as vezes entramos, ao falarmos de filosofia e da abordagem consciente dos problemas da vida e da saúde.
Então que melhor que diminuir a tensão falando de coisas simples, naturais e até gostosas para a saúde de toda a família…

Primeiro... se falarmos de saúde desde os cuidados em casa, o obvio e que está a nosso alcance começa por manter uma alimentação equilibrada, beber muita água, cuidar do nosso sono e da higiene... já que prevenir é muito melhor que remediar... e mais barato!

Dentro da fitoterapia, que é uma das nossas ferramentas, achamos o uso de verduras, frutas e de raízes como “remédios” no processo de cura..., em forma de sucos, de infusões, de inalações, de gargarejos, xaropes… enfim, preparações todas de altíssimo valor terapêutico.

Muitas de estas plantas ou produtos, estão agora mesmo ao alcance das suas mãos, no quintal, no jardim ou na sua cozinha! É por isso que falamos de termos uma farmácia em casa!

Hoje vamos a nos concentrar em dois recordistas da para medicina caseira:
O ALHO e a CEBOLA.


ALHO: O dia de hoje, inteiro, não alcança para falar das Propriedades medicinais do Alho. Assim que falaremos das formas mais simples, práticas e eficientes.

Dentre muitas propriedades medicinais, o alho é antiagregante plaquetário, antibiótico, antifúngico, antigripal, anti-hipertensivo, anti-inflamatório, antirreumático, antisséptico, depurativo do sangue, desinfetante, expectorante, hepatoprotetor, abaixa a glicemia, inibe a síntese de colesterol e triglicerídeos), vasodilatador periférico e vermífugo.

Em casa, se usa frequentemente para abaixar a pressão e fluidificar o sangue, botando um dente de alho descascado em um copo de água, na noite, e tomando a água ao dia seguinte.

Se usa em forma de infusão, de chá, para gripes, resfriados e dor de garganta. Para este fim também pode esmagar um ou dois dentes de alho, colocar em água fria, deixar repousar por uma hora e tomar dos copos por dia. Assim, é um excelente antibiótico.

No caso de feridas ou picadas de insetos, esmague um dente de alho e misture com um pouco de argila para fazer uma compressa antibiótica.

Como a Alicina é antibiótica, antitrombótica, reduz a arteriosclerose e os depósitos de gordura, só ingeri-lo já é de grande ajuda terapêutica, até para a prevenção da doença de Alzheimer. A Alicina fica exposta quando se tritura o alho ou se corta bem pequenininho.

Faça isso com dois dentes de alho e faça uma pasta com cúrcuma e use para untar uma fatia de pão integral ou bolachas de água e sal. Coma uma ou duas fatias, ou duas bolachas por dia.

Contraindicações? Tem! lactantes, pessoas com pressão baixa, com problemas estomacais e de úlceras, pré e pós-operatórios, para quem tenha problemas de coagulação sanguínea, para quem trata com anticoagulantes

Também, todos temos em casa CEBOLA. Não é?

Dentre muitas PROPRIEDADES MEDICINAIS, a cebola combate a tosse, e é antibiótica, anticoagulante, antidiarreica, melhora a flora gastrintestinal, é antifúngica, abaixa a pressão, anti-inflamatória, antirreumática, antisséptica, antitrombótica, diurética, provoca ou aumenta a menstruação, é expectorante, combate o excesso de colesterol e de triglicerídeos, é um potente antidiabético e um excelente antioxidante.

Isto quer dizer que, em casa, você pode usar de muitas formas segundo seja a necessidade.

Nas feridas e até nas queimaduras, se coloca uma fatia de cebola sobre o ferimento diretamente depois da higienização. Também se pode fazer uma pasta e colocar na ferida.

NA tosse, é excelente usar a cebola em forma de chá ou de xarope, preparado de forma simples, fatiando meia cebola e cobrindo-a com açúcar mascavo. Deixe repousar pelo mínimo por umas 6 horas e tome uma colher do xarope que se forma, na medida em que seja necessário. Pode se usar mel no lugar do açúcar mascavo e até melhorar a fórmula agregando um dente de alho triturado.

A infusão ou a decocção da cebola, é uma forma prática de utilizar suas propriedades anti-inflamatórias, ANTIBIÓTICAS, antissépticas e antidiabéticas.

Em áreas de dor reumático, entorses, batidas, inclusive com feridas, a mistura de cebola triturada com argila, aplicada em forma de emplastro é poderosa! É só agregar à argila verde, cebola triturada, na proporção de quatro partes de argila e uma de cebola, e água, para formar o emplastro e aplicar na área afetada. Deixe no local pelo menos por 2 horas.

Mas, a cebola tem também algumas contraindicações:
Pode provocar acidez estomacal, e pode provocar gases. Por ser efetiva na dissolução de coágulos, deve ser usada com critério por quem já tem trombos ou quando se usam anticoagulantes ou existe risco de hemorragias. Também pode abaixar de forma efetiva a glicemia o que pode provocar descompensação para quem usa medicamentos antidiabéticos.

O uso o consumo exagerado não é recomendado para pacientes cardíacos severos que usam medicamentação cardiotónica.

Ah! Por favor, NÃO DEIXE DE IR AO MÉDICO QUANDO NECESSITAR!

MAS NÃO TODAS SÃO FLORES NA LISTA DE PROPRIEDADES do alho e da cebola.
Por seus efeitos serem tão contundentes, o uso exagerado destes alimentos pode descompensar.




 

Como dizia Paracelso: "A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem."

Por outra parte, e não menos importante, quero chamar a atenção a uma outra forma de ver o alho e a cebola. Estes alimentos fazem parte dos “5 alimentos pungentes e aromáticos” não consumidos por, pelo menos 1 bilhão de pessoas no mundo, fazendo um cálculo rápido e meio irresponsável...

Budistas, Taoístas e indianos ou não, que seguem as convicções da Medicina Chinesa Taoista e da Medicina Ayurvédica, para quem a saúde só se define na HARMONIA CORPO-MENTE-ESPÍRITO-NATUREZA..., evitam estes alimentos, por serem estimuladores de NÃO VIRTUDES, em términos filosóficos profundos e espirituais.

Dentro da teoria da medicina chinesa se sabe que “os 5 alimentos pungentes e aromáticos” afetam os chamados “5 órgãos”.  E mais diretamente, a cebola, afeta o pulmão e o alho, o coração. E quando falamos de pulmão e coração não significa só os órgãos em se, e sim tudo o que neles se expressa.

 Por exemplo: Para a Medicina Chinesa o Coração abriga a Mente (Shen). O Shen é utilizado para indicar toda a esfera dos aspectos emocionais, mentais e espirituais dos seres humanos. Assim, o alho não afeta só o órgão e sim elementos muito sutis e as vezes difíceis de perceber conscientemente.

Por estes motivos, alho e cebola densificam o corpo físico e diminuem a lucidez nas práticas espirituais e na meditação, para dar um exemplo.

Alho e Cebola são naturoterapeuticamente excelentes para a saúde. Mas não devemos descartar que a nossa existência não é só aquilo que vemos; não é só o que sentimos na pele e sim algo muito, muito mais amplo.

Vamos, segundo o curso da vida, a continuar falando de tudo aquilo que pareça importante para tentar ampliar a nossa consciência do cotidiano.

Por agora, ...um forte abraço
Muita luz a todos


Comentários