UM OLHAR PARA O DIABÉTICO (Segunda parte)

 por Daniel Héctor Della Valle Cauci


CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS PARA O EXITO NO CUIDADO DO DIABÉTICO

NÃO CONSUMA (EVITE) ESTES ALIMENTOS:

Açúcar, frituras, bebidas alcoólicas, chocolate, doces, mel, melado, rapadura, tortas, massas, refrigerantes,sorvetes cremosos, carnes gordurosas, pele de aves, embutidos (salsicha, linguiça, salame, mortadela), industrializados (sopas em pacote, atum e sardinha enlatados, caldo de carne concentrado), condimentos (molho inglês, shoyu, ketchup).

ELIMINE ESTAS FRUTAS:

Abacate, caqui, uva, figo, manga e jaca.

ELIMINE TAMBÉM:

Legumes com arroz (a não ser que você substitua a porção de arroz): beterraba, mandioca, mandioquinha, cará, abóbora. É fundamental evitar o arroz nesses casos, pois os dois alimentos têm carboidratos e, se ingeridos juntos, a glicemia aumenta.

Se você vai querer comer amidos, ou seja, alimentos do grupo das batatas, mandioca, arroz, batata-salsa etc., …

coma só uma destas opções para evitar o descontrole glicêmico.

O QUE PRIORIZAR?

Uma alimentação rica e variada, com verduras e legumes, com carboidratos integrais (pão, macarrão, arroz, todo integral. Mas, jamais coma muito já que ainda assim possuem alto valor glicêmico. Sempre uma porção pequena, e coma a cada três horas!

ESCOLHA ESTES ALIMENTOS:

Frutas: maçã, pera, laranja, mamão, melão, banana, etc.

Verduras: acelga, escarola, almeirão, brócolis, etc.

Legumes: abobrinha, vagem, chuchu, cenoura, etc.

Óleo vegetal: Coco extravirgem, algodão, girassol, milho, soja.

Carnes: bovina magra, peixe, frango (assados, grelhados ou cozidos).

Bebidas: leite, café, chá, suco de limão, Produtos industrializados: queijo fresco (tipo minas), margarina, iogurte, geleia dietética, bolacha de água, torrada não doce, pudins com adoçante, gelatina dietética.

SE VOCÊ TEM DIABETES E É FUMANTE OU INGERE ÁLCOOL:

O fumo e o álcool podem ser muito prejudiciais ao diabético.

DIABETES DENTRO DA NATUROLOGIA

Ervas Medicinais de ação comprovada:

Melão de São Caetano. A planta toda. Guiné, è potente inibidor dos altos valores glicêmicos e há que usar em poucas quantidades. Pata de Vaca. Jambolão, chás das folhas e frutos; Carqueja, Pedra Ume-Caa, Canela.

Também Limão em todas suas variantes. Suco, cascara e sementes. Cascaras e sementes de Laranja. Melão, fruta, cascara e sementes. O açafrão da terra, em todas suas possíveis preparações.

REDUZA O CONSUMO DE GORDURAS EM GERAL.

Gorduras e Colesterol: O alto consumo de gorduras favorece o aumento dos seus níveis no sangue e de doenças decorrentes disso.

Prepare os alimentos em óleos vegetais DE QUALIDADE, evitando as garrafas do supermercado, preferindo em todo caso os de palma, arroz, girassol, gergelim ou oliva. O melhor sempre será o extravirgem de coco. E para frituras pequenas use a gordura animal que será melhor que aqueles óleos de supermercado que jamais devem ser usados mais de uma vez. Evite carnes gordas, embutidos, queijos gordos, creme de leite, maionese e manteiga.

Estes cuidados preventivos poderão evitar complicações da Diabetes.

SÓDIO / SAL:

Largamente encontrado no sal de cozinha, alimentos industrializados e de origem animal, é um componente importante para o desenvolvimento da hipertensão arterial (pressão alta) e, portanto, deve ser consumido com moderação.

Reduza a adição de sal no preparo de alimentos sempre que puder.

Evite adicionar sal ao alimento já preparado. Tire o saleiro da mesa!

Evite temperos e molhos industrializados, que contenham sal como conservante. Isto é válido para os alimentos em conserva.

Prefira temperos e alimentos frescos e congelados. Abuse das ervas aromáticas, alho, cebola e cheiro verde, por exemplo.

Alguns adoçantes à base de sacarina e ciclamato contêm alto teor de sódio.

Não abuse do adoçante e de outros produtos dietéticos.

CUIDE-SE DO EXCESSO DE PESO.

Estima-se que 90% das pessoas com diabetes tipo 2 estejam acima do peso quando são diagnosticadas com o problema. E mais, problemas de excesso de peso podem acelerar o processo da doença e precipitar o desenvolvimento de complicações, especialmente doenças cardiovasculares e derrames.

Mesmo uma perda de peso modesta já produz efeitos positivos em alguém com diabetes tipo 2: os níveis de insulina caem, o fígado começa a liberar menos glicose no sangue e os tecidos musculares começam a responder à insulina e ficam mais eficientes para remover a glicose do sangue. Perder peso pode ajudar até mesmo a prevenir a diabetes em pessoas com risco elevado de contrair a doença.

Geralmente é melhor perder peso gradativamente (e não de forma veloz de mais), com uma dieta equilibrada e com poucas calorias e poucas gorduras combinada com um aumento de atividades físicas. Esta abordagem não só vai ajudá-lo a perder o excesso de peso como vai fornecer as ferramentas necessárias para a manutenção dessa perda em longo prazo.

FUNDAMENTAL!!! FAÇA EXERCICIOS!!!

O problema da diabete e o que acontece na membrana das células. A glicemia (que dá energia) não é transportada para adentro da célula por falta de, ou resistência à insulina ou deficiência funcional da mesma. A glicemia se acumula no sangue e por questões de regulação de concentração de solutos a célula compensa permitindo o ingresso de água e outros solutos. Esta descompensação gera ruptura da membrana celular e acaba gerando também a ruptura de vênulas e arteríolas.

Quando você faz exercícios, suas células necessitam da glicose do sangue e então permite seu ingresso pela membrana o que diminui a concentração de glicemia melhorando diretamente a diabetes.

Então…. Faça exercícios! É uma forma fácil e efetiva de controlar sua diabetes.

OUTRAS DICAS PARA OS DIABÉTICOS:

1. Iniciar as refeições com uma salada.

2. Quando a glicemia estiver mais alta, prefira ingerir os alimentos inteiros em vez de pastas e purês.

3. Coma aos poucos – muitos especialistas acreditam que os portadores da diabetes tipo 2 conseguem atingir níveis de açúcar normais evitando uma sobrecarga de alimentos de uma só vez. Tente comer três refeições menores e dois lanches durante o dia, mas sem aumentar a ingestão total de calorias.

4. Retirar totalmente o açúcar branco, mel, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar orgânico e todas as preparações que vão esses ingredientes (doces e sobremesas), mas, o vilão mais agressivo de todos estes é o açúcar branco!

5. Não misturar mais de dois carboidratos na mesma refeição. Ex: arroz, batata, mandioca, mandioquinha, macarrão, pão, aveia, granola.

6. Prefira o carboidrato integral. Ex: pão integral, macarrão integral, aveia, granola. A fibra presente nesse alimento ajuda a liberar o açúcar no sangue aos poucos e controlar a sobra de açúcar no sangue.

7. Consumir em torno de 2 e não mais de 3 frutas por dia

8. Evite tomar suco de frutas e menos ainda os sucos puros concentrados. Aumenta a glicose radicalmente!

9. Os vegetais são importantíssimos na alimentação. As folhas podem ser consumidas à vontade.

10. Não se confie nos alimentos light nem nos diet. No caso dos Diabéticos o alimento correto pra o consumo é o diet, Mesmo assim não abuse.

11. Os doces diet são boas opções para saciar a vontade de doces. Mas cuidado com a quantidade. Muitas vezes esses alimentos são mais gordurosos do que as versões normais.

12. Não abuse das quantidades de adoçante. A recomendação é de 3 a 5 gotas por copo ou 1 sachê por copo. Dê preferência para os adoçantes naturais (steviosídeo ou sucralose). E de novo, se você é diabético e hipertenso veja que o adoçante não contenha sódio.

MAIS:

Concentre sua atenção no equilíbrio emocional, na diminuição do estresse, no bom descanso e nos exercícios. Também observe sempre a saúde funcional do seu fígado. Ele é indispensável para a recuperação da diabetes.

O rins sofrem de mais com os altos níveis glicêmicos, por tanto tome muita água, e desconfie do cheiro adocicado da urina ou si esta espuma no vaso sanitário. Qualquer desconforto renal cor escura ou clara de mais da urina, junto a altos níveis de glicemia, deveram ser analisados.

POR ÚLTIMO:

Não despreze uma abordagem multidisciplinar da sua Diabetes. Lembre-se sempre que existimos em vários níveis de sutileza e de integração. Muitas vezes cuidando um dos aspetos da expressão da Diabetes (somente), não obtemos resultados evidentes e desistimos das tentativas mais saudáveis e simples. Relaxamento, diminuição do estresse, trilhas, exercícios, dança, ajuda psicológica, meditação, ioga, Constelações, massagens, acupuntura, todas estas e muitas outras são disciplinas que podem se de grande ajuda no seu caso.

Pessoalmente utilizo várias de estas disciplinas com um excelente resultado. Inclusive constelei essa “minha” diabetes e consegui perceber muitas pautas de comportamento que me empurravam ao descontrole e à manutenção da doença, me mantendo na falsa dicotomia amor-desamor.


Muita luz a todos

(voltar à Primeira parte)

Comentários