Qual é a Naturologia que fazemos...

Às vezes me pergunto se como natuterapeuta posso explicar corretamente a meus clientes o que é o que a gente faz. Acontece que nós, os naturoterapeutas trabalhamos com várias técnicas chamadas de "naturais", que por sua vez baseiam-se na filosofia naturológica.

Assim, são muitas coisas para explicar.

Trabalhar com produtos e técnicas naturais nem sempre significa ser um Naturoterapeuta.

Poderíamos dizer que os mais autênticos natuterapeutas são aqueles que nascem, vivem e trabalham longe da tecnologia e cheios da influencia da natureza, de longas barbas e mãos encardidas. Mas, faz alguns anos, contamos com a formação universitária em Naturoterapia, que nos enche de juventude e pesquisas científicas. Tudo isto traz novos pontos de vista. Amplia o leque de possibilidades terapêuticas e da uma enorme base filosófica á "naturologia".

Pero há mais.

Novos produtos ditam o ritmo de um número crescente de "naturoterapeutas" que passam a utilizar-se de algum deles, de forma exclusiva, como uma linha terapêutica única. Às vezes por serem representantes ou produtores e outras por serem produtos mais baratos, sem registro.

Na iridologia, que é a minha área de preferência, tenho visto essa prática crescer bastante nos últimos anos, com técnicos que não cobram as consultas, mas, vendem os produtos de tratamento.

Por isso insisto... Já não mais se pode falar da Naturologia como uma coisa única e dizer que a Naturologia e o estudo das formas naturais de curar (Ups!, tratar) as doenças (duas vezes ups! Desarmonias)

O que sim podemos dizer é o que nós fazemos dentro das formas naturais de tratar desarmonias.

Existem alguns antigos naturoterapeutas que utilizam os conhecimentos tradicionais, transmitidos geração a geração, procurando os remédios no mato, e enterrando garrafadas, e existem também novos naturoterapeutas que atendem em consultórios com ar condicionado (que inveja!), povoados de aparelhos eletrônicos e softwares específicos para analisar amostras de sangue, unhas ou cabelo, Iris ou para definir eneagramas, mapas astrais, ou elementos posturais.

Alguma coisa contra isso?

Nenhuma!

Há por traz de essas formas de agir, um espírito comum, uma filosofia profunda e um comportamento ético. Diríamos que é uma questão de... amor. Claro que deixamos por fora deste último comentário àqueles vendedores de produtos e serviços transvestidos de naturoterapeutas.

Mais adiante, apresentarei "meu" jeito de agir na naturologia.

Abraços


 


 

Comentários