O PONTO DE PARTIDA PARA TER SAÚDE... TOMAR ÁGUA!

p. Daniel H Della Valle Cauci

Bem..., aqui, no sul do país, estão chegando novamente os calores do verão.

E está chegando, também, a hora de lembrar que temos que tomar água, ainda mais que aquilo que a gente normalmente toma.

Ah... Você Não toma água? Toma só quando sente sede?

Você é das pessoas que sente que a agua lhe faz mal, da náuseas e embrulha o estômago?

Eu acredito que si esse é o caso, você, como muitos dos meus consulentes é sincero nessa sua apreciação, de que água nem é assim tão necessária, e, que apesar de que tudo mundo diz que a água é imprescindível, no seu caso... não o é.

Talvez sua mãe também não tomava... e jamais teve problemas de saúde...

Tenho observado que alguns dos meus consulentes tem lido de médicos, que asseguram que podemos extrair a água que nosso corpo necessita dos próprios alimentos. Eu mesmo li, uma reportagem de um médico cirurgião, diretor de um hospital espanhol assegurando essa questão.

E também, estou ciente de que em alguns casos, meus consulentes ao tomar água sentem sintomas desagradáveis.

Porém, é necessário que se observe com atenção, as causas destes sintomas, que, nem sempre, ou praticamente nunca, está relacionado com o fato de a água realmente fazer mal.

Se a água faz mal, há que observar minimamente duas situações.

Primeiro, que a água pode não ser de boa qualidade.

Segundo, com certeza estas pessoas estão tendo algum outro problema, que é a causa verdadeira que origina ou provoca essa reação.

Isto pode estar relacionado com problemas digestivos, com uma questão simples, porém muito forte de usos e hábitos ou mesmo relacionado a questões psicológicas.

 

O certo é que os médicos fisiologistas, pelos seus estudos, chegaram à conclusão que o nosso organismo necessita de uma certa quantidade diária de água, para manter a vida com saúde. Isto, é tão cientificamente comprovado que a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tomou como uma das necessidades, e por tanto, direitos básicos de todo ser humano.

Esta é uma necessidade divulgada e aceita pela quase totalidade dos professionais da saúde, e comprovada na prática de hospitais, clínicas e consultórios do mundo todo, e onde dificilmente se podem achar excepções.

A Quantidade recomendada de água a beber, depende de muitos fatores, mas, em linhas gerais, se pode calcular através da seguinte fórmula:

0,035 x peso corporal (em kg) = quantidade de água (em litros)

EX: Uma pessoa de 60 kg de peso, deverá tomar: 0,035 x 60 = 2,1 (2 litros e 100 ml).

Esta quantidade de água pode variar pela quantidade de exercícios que a pessoa realiza, pelo clima e pela condição do indivíduo, como por exemplo, sua idade (as crianças necessitam de mais água que os adultos), o sexo, a gravidez, doenças ou outras particularidades, que podem alterar o metabolismo de forma sutil o até de forma drástica.

Beber água e fundamental pela hidratação e pelas funções metabólicas em geral.

Claro que é possível hidratar com outros líquidos, mas, em tudo caso, a hidratação pela água pura será mais eficiente.

Não podemos deixar de lado, que estamos falando desde um meio, desde o nosso blog ou nosso Instagram, que aposta nos cuidados naturais, e então devemos primar pelo sentido comum da visão natural.

Em definitivas, no caso de extrair a água dos alimentos, o que vale na hidratação do nosso corpo, é a água (H2O) contida nesses alimentos, entanto que o que vem junto com a água, ou seja, o alimento, pode ser bom ou não para o nosso organismo, ou pode ser de fácil, difícil u impossível digestão (água vs. Refrigerante; água vs. Cerveja; água vs. Café, ou agua vs. Sopa; água vs. Carne; água vs. Feijoada, etc.).

 

A água é essencial para a vida humana. Ela representa cerca de 60% do peso corporal e é responsável por uma série de funções importantes no organismo, como: Regulação da temperatura corporal; Transporte de nutrientes e oxigênio para as células; Eliminação de toxinas; Lubrificação das articulações; Proteção dos órgãos e tecidos; Digestão dos alimentos e muito mais.

Quando o indivíduo não toma água, o corpo começa a perder água através da urina, fezes, suor e respiração. Isso pode levar à desidratação, que é uma condição caracterizada pela diminuição da quantidade de água no organismo.

Os sintomas da desidratação leve incluem: Sede; Boca seca; Fadiga; Tontura; Dor de cabeça; Constipação dentre alguns outros sintomas menores.

Se a desidratação for mais grave, os sintomas podem incluir: Confusão mental; Alterações no ritmo cardíaco; Queda da pressão arterial; Cãibras musculares; Incontinência urinária; Delirium; e até a possibilidade de entrar em um estado de Coma.

Em casos extremos, a desidratação.....  pode levar à morte.

Por outra parte, sem água na quantidade certa, o nosso metabolismo se verá enormemente prejudicado.

O metabolismo é o processo pelo qual o corpo converte alimentos em energia e em parte de nós, através de inumeráveis processos químicos.  Termos um metabolismo equilibrado, é essencial para a saúde, para o bem-estar geral e para a vida.

Por este motivo, se não tomamos água suficiente, o metabolismo fica ineficiente, lento, levando à fadiga, problemas de peso, descompensação, perda de defesas anti-inflamatórias, problemas de pele, tegumentos, ossos e até problemas cognitivos.

Tudo em nós se verá prejudicado.

Estudos demonstram que a desidratação pode reduzir o metabolismo em até 30%.

Um outro dado importante é que devemos beber água antes de sentir sede. Muitas pessoas só param sua atividade para beber água perante a sede. No entanto, a sede é um mecanismo que avisa que já estamos desidratados. Ou seja, como dizemos ... O estrago já está feito!

Agora, a metabolização da água, para ser utilizada pelo nosso organismo é um processo complexo que envolve vários órgãos e sistemas.

A água é absorvida principalmente no intestino delgado, através das suas vilosidades, e será distribuída pelo corpo, para ser utilizada pelo organismo, através do sistema circulatório.

Os rins possuem um papel fundamental na excreção de toxinas, filtrando, e assim limpando o sangue, que transporta a maior parte do “lixo” metabólico quer se origina na alimentação, no sistema de defesa ou em qualquer uma das nossas instancias metabólicas.

Mas, para isso.... necessita de água.

Esta é uma das principais razões para nosso organismo adoecer, pois quando estamos desidratados a hipófise, através de mensagens hormonais, impede a liberação de urina, mantendo as toxinas dentro do nosso organismo, em tanto exista desidratação.

 

De mais está dizer que aqui somos afortunados por ter abundante água potável a disposição. Em contrapartida existem muitas comunidades sem ter esse acesso. Por esse motivo o tema da água é uma preocupação global e um recurso finito que deve ser preservado consciente e sustentavelmente.

 

A necessidade de beber água suficiente para ter e manter a saúde é de todos. SEM EXCEPÇÕES.

Por último queria enviar uma mensagem para meus consulentes... meus consulentes da maioridade... Na medida em que os anos passam, indefectivelmente envelhecemos, experimentando o que conhecemos como senescência.

Uma das características deste período de vida, é que os mecanismos que regulam a sensação da sede, perdem sua eficiência. É muito mais comum não sentir sede na maioridade e então, o problema da desidratação piora e muito! Temos que ter presente que não sentir sede, jamais significa que não necessitemos da água. Na maioridade, se hidratar, é muito mais imprescindível.

Não esqueçam de beber água de forma suficiente. Coloquem uma garrafa ou uma jarra na mesa com a agua que devem beber no dia, para não perder a conta... se organizem com mensagens escritas ou até com aplicativos no celular, peçam ajuda se for necessário para não esquecer de tomar água, na quantidade que a sua saúde exige.

Todos, sem excepção, necessitam beber água que chega.

E nós, os adultos maiores, necessitamos muito da água para nos manter sadios física..... e mentalmente.

 

Muita luz a todos

Um forte abraço

até!


Comentários