Um dos princípios da naturoterapía é a EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

 p. Daniel Della Valle

Educar para a Saúde é trazer conhecimentos, ensinar, informar para que os consulentes tenham a possibilidade de se CUIDAR E DE CUIDAR AOS OUTROS, diante das más variadas situações..., vivendo a vida, RESPEITANDO-A, a partir de atitudes e pensamento que se ajustem equilibradamente à realidade.

A Educação para Saúde é um processo que anela MELHORAR, PRESERVAR E PROMOVER a saúde e a qualidade de vida das pessoas. E perante da complexidade da vida, a cada dia necessitamos pensar maior, em conceitos mais amplos, conceitos que expressem muito mais sobre o que é a saúde, além do fato de não-adoecer, enriquecendo, paulatinamente, o grande e dinâmico conceito SAÙDE.

Por tanto, EDUCAR PARA A SAÚDE SUPÕE SABER O QUE É SAÚDE.

A ideia de saúde e a sua definição se modificam com a evolução do pensar humano, com as EXPLICAÇÕES FILOSÓFICAS que o homem da a sua existência em cada momento da sua história.

Pelo tanto, o conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural de cada um de nós.

Ou seja: SAÚDE NÃO REPRESENTA A MESMA COISA PARA TODAS AS PESSOAS. Ainda assim, PARA TRABALHAR PREVENTIVAMENTE, a educação para a saúde necessita ter claro o QUE É SAÚDE.

Primeiro, na história, a saúde se tratava dentro de um campo mágico-religioso. Não se definia a saúde, nem a doença, só se sofria por desígnios superiores.

Hipócrates rompe em ocidente aquela hegemonia mágico-religiosa com sua teoria dos Humores, compreendendo a saúde como um equilíbrio interno ainda que absolutamente consciente da influência do meio.

Antes, MUITO ANTES, as culturas antigas que conformavam o oriente, pensavam na saúde como um estado de equilíbrio energético em relação direta com a natureza. O interessante é que a ruptura do equilíbrio das energias (yin e Yang) para o que hoje é a denominada Medicina Tradicional Chinesa, por exemplo, possuí causas INTERNAS E EXTERNAS bem específicas, vinculadas com a HERANÇA e com os HÁBITOS, com a forma em que a pessoa se relaciona com seu ambiente e, na mesma proporção, com as suas EMOÇÕES!

No transcurso da história, a definição de saúde continuará cambiando influenciada pela religião na IDADE MÉDIA, pelo avanço dos estudos científicos no RENASCIMENTO, pela REVOLUÇÃO INDUSTRIAL e pela reorganização da humanidade em grandes centros urbanos e pelo seu próprio crescimento.

O conceito de saúde foi CRESCENDO... foi “ENGORDANDO”, na medida em que o homem foi compreendendo SUA COMPLEXIDADE e na medida em que crescia sua capacidade de apreender e de transformar seu entorno.  

Em 1948, a OMS estabeleceu a definição de saúde como "um estágio de bem-estar físico, mental e social e não só a ausência de doenças ou enfermidades".  Isto já foi um avanço, pois uniformizou a definição de saúde e sem equipará-la às doenças.

Mas ainda assim, esta definição deixa fora da definição de saúde grandes espaços e formas existenciais, que hoje já sabemos influenciam determinantemente o nosso ser, e gerou muitas críticas por ser utópica e de certa forma por entrar em conflito com alguns interesses.

No dicionário podemos ler uma outra definição de saúde: Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. Legal!

Agora bem, nos meus 30 anos de prática, a percepção do que é a saúde também foi mudando, na medida em que experimentava tanto a prática da naturoterapía como o meu próprio crescimento pessoal.  (Acho que acontece com todos)

Desde sempre, a doença era uma tarefa e a saúde um objetivo... E OLHE ONDE É QUE ESTAVA O FOCO... NA DOENÇA. Mesmo assim não estava errado, pois isso é o que os consulentes procuravam!

Após um trabalho pessoal, descobri que meu trabalho tinha que ser o de DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE INDIVIDUALIDADE E ESSÊNCIA... e ainda que não compreendi muito bem aquilo, alguma coisa dentro de mi SE TRANQUILIZOU.

O conceito de saúde ganhava dentro de mim, uma outra dinâmica e a cada dia, não só ficava mais ABRANGENTE. Também, ficava cada vez mais PROFUNDO E MAIS ESPIRITUAL. E não necessariamente no sentido religioso.

Um dia, cheguei a minha grande definição de saúde... Saúde, é saber quem sou e lembrar de mim em todo momento. E isto inclui todos os aspectos da nossa existência... o físico, o financeiro, o afetivo, o profissional, o relacional que também abarca o todo...

Hoje, na VISÃO SISTÊMICA, a saúde se compreende de uma forma muito mais geral e conciliadora.

Para que exista saúde, devemos primeiro INCLUIR o que está excluído. TUDO.

E segundo o Sr. Bert Hellinger, para que exista saúde e liberação, deve de existir ASSENTIMENTO e RENÚNCIA. E isso, nos leva a um patamar de equilíbrio superior, onde a saúde é a única forma de existência possível, E ONDE SERÁ UTÓPICA na medida em que permaneçamos FORA DO NOSSO LUGAR, e experimentando a vida e as nossas relações não como adultos e sim, como crianças.

Esta nova forma de ver a saúde amplia a reflexão sobre o assunto, e pode nos permitir, QUEM SABE, modificar ou melhorar a nossa atuação na realidade, contribuindo com a HUMANIZAÇÃO, hoje tão necessária.

 

Muita luz a todos

Um forte abraço!

Comentários