Naturoterapía e Iridología: Naturalmente preventivas

 por Daniel Della Valle

 

Obrigado por visitar nosso blog!

A Naturologia, em sua essência é muito mais antiga que as ciências médicas, e foi desde seus primórdios naturalmente preventiva.

Por que?

Bem. No começo da história, não se adoecia por exageros alimentares ou por alimentos refinados ou industrializados, nem por outros motivos da vida moderna. O estresse e a ansiedade eram de outra índole, de outra origem.

Os xamãs curavam pela desintoxicação produzidas pelo efeito das plantas e pela capacidade que tinham de sugestionar, assim como pelas condições e resiliência psíquica do doente.

Tanto na desintoxicação como na potencialização da resiliência psíquica do doente, se apostava à própria força curativa do nosso organismo, que resulta ser a máxima expressão da prevenção.

Nas suas origens os processos de curas eram somente naturais e não obedeciam a outro paradigma que não fosse aquele que permitisse a vida e a evolução.

Hoje, desde as fileiras de quem procura soluções mais integrais, se volta a atenção à integração de filosofias e técnicas de cura orientais, ocidentais, modernas e tradicionais, assim como na incorporação do saber científico, para resolver ou paliar um fenômeno decorrente da crise do atual paradigma científico médico, e perante da lentidão ou até da forçada imobilidade que apresentam os modelos de atendimento atuais.

Por definição, a naturoterapía procura trazer à luz a memória de saúde que todo ser humano tem tanto no seu arquivo genético como na sua essência antropológica. Não combatemos a doença, só derrubamos os empecilhos que o organismo possui para poder exercer sua programação…

Quando tratamos a saúde dos nossos consulentes, ao dizer do velho ditado, “não estamos lidando com doenças, é sim com falhas no estilo de vida. Eliminando as falhas, as doenças somem por si mesmas”.

A leitura corporal e sintomática através da naturoterapia, dá ao terapeuta elementos de juízo para compreender dinamicamente para onde está indo o desequilíbrio de saúde.

Isto quer dizer, que através de técnicas de avaliação apropriadas, se pode determinar com certeza a situação e inter-relação dos diversos sistemas orgânicos, e dentro destes, a funcionalidade de cada órgão e tecido, permitindo uma visão realmente holística e integral do consulente

Com a iridología a gente pode ver, em forma instantânea o balanço de saúde do indivíduo, compreender as áreas orgânico funcionais comprometidas por toxemia, pela acidez, pela concretização da energia ou pela sua falta.

Além dos detalhes que a iridología pode aportar, a técnica possui seu melhor valor na compreensão holística e sistêmica do indivíduo, podendo nos ajudar a entender o real surgimento do desequilíbrio, o momento de início orgânico e/ou funcional e o mais importante… as suas causas, todos elementos diferentes dentro da equação doença=tratamento natural= cura ou recuperação.

Com estes dados em mãos, organizamos um tratamento natural que respeite a Lei de Hering, a sequência simpaticotônica e vagotônica da NOVA Medicina Alemã, indo sempre do geral ao particular, como manda a cartilha, partindo na prática da desintoxicação, mas, fundamentalmente, da tomada de consciência do indivíduo.

Fora da desintoxicação e da tomada de consciência de cada quem, na naturologia o apelo é a de modificar ou incorporar hábitos. O apelo é da transformação.

E este é um outro elemento que deixa a mostra o perfil preventivo destas técnicas.

De nada serve acalmar uma dor, desinflamar, cicatrizar, estimular a funcionalidade, acalmar ou até carregar no colo ao consulente, se as causas originais e antigas dos desequilíbrios não são removidas.

Sem transformação, tudo ficará melhor… somente por algum tempo, até os sintomas assumir novamente seu papel sinalizador.   

 

Um Forte Abraço...

Muita luz a todos

Comentários