LOS PROBLEMAS DIGESTIVOS MÁS COMUNS A TRAVÉS DA NATUROTERAPÍA E DA IRIDOLOGÍA

p. Daniel Della Valle 

Se algum naturoterapeuta ou iridólogo está lendo este artigo, com certeza me dará a razão, si digo que além do estresse e da ansiedade, uma das queijas mais comuns nos consulentes é a do sistema digestivo.

Claro que existem vários problemas digestivos. Alguns repetidos, comuns... e outros bem específicos, com maior o menor gravidade...  

As principais doenças, relacionadas ao sistema digestivo que levam as pessoas a procurar assistência médica são: o refluxo gastresofágico, a constipação intestinal, a gastrite, a esteatose hepática e a síndrome do intestino irritável. Claro que há mais... mais estes são os mais comuns.

Dietas erradas, abuso de alimentos ou de álcool, excesso de estresse, falta de descanso, obesidade, histórico familiar complicado, diabetes, dislipidemias e outras doenças anteriores contribuem para complicar o panorama de aqueles que começam a sofrer de problemas digestivos.

Antibióticos e inibidores da acidez, e outros remédios que ajudem no movimento intestinal ou que absorvam as fermentações, além das cirurgias, são um potente arsenal médico pare enfrentar estes sintomas e doenças mais que desagradáveis, que, geralmente não ficam na dor ou quaimor..., e acabam por gerar desconforto e sofrimento em outras áreas corporais e funcionais, atrapalhando até o sono e fundamentalmente o humor e conseguintemente às emoções.

Para nós, naturoterapeutas não médicos, o que chega aos nossos consultórios não é muito diferente. De 10 consulentes, no menos de 8 apresentam sintomas digestivos de importância e desses 8, 5, os relatam como queijas principais...

As vezes começam alguns meses atrás. Mas a maioria já tem anos de sofrimento estomacal e/ou intestinal. Anos tomando omeprazol ou similares.

 Muito destes casos, e isso é mais triste ainda, os problemas digestivos, são em decorrência de outros medicamentos que “necessitam” tomar em forma “permanente”.

Mas, a visão que temos do sistema digestivo através da iridología e a compreensão naturoterapêutica do assunto, nos permite realizar uma avaliação bastante simplificada, e ainda assim, dentro da lógica e da realidade.

A visualização da saúde através da iridología nos mostra com clareza tanto as diferentes áreas anatômicas do sistema digestivo, como a sua funcionalidade. Esta última, tremendamente facilitada graças à possibilidade que temos de diferenciar os estados de toxemia, inflamação, cronicidade e de acidose.

Como também a iridología pode ver o reconhecer os estados nervosos, de ansiedade e os emocionais, assim como relacioná-los à funcionalidade orgânica, podemos traçar um mapa do percorrido da disfunção e achar as causas originais dos problemas. Inclusive dos digestivos, possibilitando assim um plano terapêutico eficaz e não só a diminuição sintomática.

Na naturoterapía existe um roteiro que se confirma a cada cliente. Com excepções, claro, que devemos ter sempre em conta. Mas, em geral, é mais ou menos assim:

             Desencadeante que pode ser um Evento ou histórico estressante

             Sistema Nervoso, através da simpaticotonia

             Alteração seletiva das funcionalidades com o estresse como mediador

             Disfuncionalidade majoritariamente gástrica, hepática e renal (ou outras, dependendo do indivíduo)

             Diminuição funcional com o consequente acúmulo de toxinas e acidificação

             Eventualmente concretização dos estados patológicos primários

             Até chegar ao avanço da patologia em direção a estágios de maior gravidade.

Sem nenhum ânimo de contradizer a nenhum médico nem as ciências médicas, só dando uma opinião) é muito difícil achar a um adulto, e mesmo a um adulto jovem, que apresente uma alteração gástrica aguda absoluta.

Quase sem exceção a gente confirma estados gástricos crônicos mesmo após médios ou pequenos períodos de estresse.

A inibição da acidez digestiva pode até acalmar a dor ou o queimor, mas, impossibilita a recuperação das causa da disfunção e por tanto, mantem e reforça o problema do consulente. Daí que exista tanta resistência ao uso de remédios da família dos inibidores de prótons...

Outra coisa. Diversas disfuncionalidades intestinais, inclusive algumas intolerâncias, reagem espantosamente bem à recuperação funcional estomacal.

Então, se tem dor de estomago ou queimor, estufamento, problemas para evacuar, sensação de saciedade, excesso de borborigmo... todo isso tem solução!

O desafio principal é eliminar ou administrar os estados de estresse e de ansiedade, o tempo que se estimula a correta funcionalidade gastrintestinal e se corrigem os hábitos alimentares.

Então... boas melhoras!!

 

Mita luz a todos...

Um forte abraço!

Comentários