INTRODUÇÃO ÀS LEIS SISTÊMICAS DE BERT HELLINGER

p. Daniel Della Valle


Oi, amigos.

Em outro post começamos a falar das leis sistêmicas ou leis do amor nas quais se baseia a filosofia de Bert Hellinger. Começamos falando do assentimento do qual Bert Hellinger nos falou tanto e que A Sra. Brigitte de Champetier de Ribes postula como 4a lei.

Hoje refletiremos sobre as outras 3 leis sistêmicas pilares das Constelações Familiares

Na vida Tudo é RELACIONAMENTOS.

Esse é o tema de estudo da SOCIOLOGIA, que se define como a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e dos processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Qualquer coisa que sucede na vida, tem como parte importante da sua razão de ser, os relacionamentos humanos… isso está implícito no fato de sermos, os seres humanos, seres sociais.

Somos muitas coisas..., mas, somos seres sociais.

O ser humano se completa nos seus relacionamentos, se aperfeiçoa e, ao mesmo tempo, se dá continuidade através do intrínseco e poderoso instinto de sobrevivência e de procriação, que só é viável em sociedade.

O núcleo central, a célula base do relacionamento humano é a família.

Pai, mãe, filho/a, são a base da sociedade.

E podemos pensar, se quisermos, na família, como uma associação de seres independentes, com vida própria e livre arbítrio. Com inter-relacionamentos sujeitos ao ir e vir das peripécias da sorte, da qual seriamos dependentes.

Podemos pensar na família como um acaso, como um acidente, como uma benção ou como uma “cruz” …, mas assim, a família estaria sendo muito mal compreendida.

A família é mais. É muito mais.

Por muitos anos Bert Hellinger observou o comportamento humano, a forma em que a consciência modelava personalidades, expectativas e frustrações, até compreender o verdadeiro significado de ter ou não ter consciência, ou melhor, de ter uma consciência boa ou uma má consciência.

Observando outras culturas, Hellinger verificou outras formas de se relacionar com a vida e com a morte, com a ancestralidade, e na prática das suas descobertas foi descrevendo a sua nova forma de ver o essencial, a sua nova filosofia.

Dizíamos que o núcleo da sociedade é a família.

Também dizíamos que a família é mais... que é mais que a soma dos seus integrantes. Estamos acostumados de ver com os olhos físicos e com eles, não enxergamos mais que uma pequena parte da realidade… da realidade que achamos possível. E não vemos nessa família, o que realmente a determina… como os laços, as influências, as sobrecargas, os sistemas de crenças, os amores… a verdadeira razão de todas e cada uma das atitudes dos seus integrantes.

Também não vemos que por detrás de nós, existe uma história.

Duas histórias...

Centos de histórias que vem se afunilando dentro do sistema familiar do pai, e do sistema familiar da mãe... até nós!

 

Nos carregamos um patrimônio genético numa influência vertical em termos de informações das famílias dos nossos pais. Mas também carregamos uma informação epigenética em termos de comportamentos e crenças que só são válidos para nosso sistema familiar. Assim, as antigas gerações estão influenciando o nosso presente de uma forma invisível e as vezes, nada sutil.

E está também o relacionamento horizontal, com os nossos pais, irmãos, amigos… com a parte da sociedade com a qual nos relacionamos e todos estes relacionamentos também nos marcam a fogo.

Não só pelo que pegamos CONSCIENTEMENTE deles, mas também pelo impressionante e necessário laço que se estabelece e nos aprisiona, para podermos existir como parte desta vida, dessa família, desta sociedade.

Após toda esta elaboração, “paso a paso”, como o mesmo Bert Hellinger declara em uma das suas entrevistas, as constelações chegam ao mundo com esses três pilares, que são as leis sistêmicas, também chamadas de ordens de amor ou Forças do amor, e que não são outra coisa que as leis que regem e articulam todos os relacionamentos humanos, começando pela família.

Estas leis agem dentro dos chamados sistemas.

Um sistema social é um conjunto de indivíduos que se agrupam com um objetivo comum, e agem como um todo, sendo o todo mais importante que cada um dos seus integrantes.

Uma particularidade interessante é que dentro do sistema as partes podem não se relacionar diretamente, mas, mesmo assim, todas as partes ou integrantes estão coordenados em esse todo complexo chamado sistema

O sistema familiar, como base da sociedade e de todo relacionamento, é um sistema no qual seus integrantes se relacionam na base de uma história, da sua cultura, sentimentos, educação, segredos, energias e dependências, e muitos outros vectores, e que se diferenciam necessariamente das outras famílias ou sistemas familiares.

Mas, além dos relacionamentos de hoje, da família que podemos ver e tocar, estes sistemas familiares são influenciados pela ancestralidade.

Não como espíritos que pairam por cima de nós e sim, porque as constelações familiares mostram na prática que eles, os ancestres, não deixam de ser parte da família por ter morrido.

Bert Hellinger deixou para nós, como base fundamental da sua filosofia três leis sistêmicas que passaremos a analisar más tarde.

Viver respeitando estas leis, nos permite ter uma vida ordenada, com saúde e atingindo as nossas potencialidades.

Não respeitar estas lei nos coloca em uma situação de conflito, fraqueza e desordem, que gerará consequências, dificuldades e até doenças

Estas Leis são...

PERTENCIMENTO

HIERARQUIA ou lei da ORDEM

E EQUILÍBRIO ou lei de DAR E RECEBER

 

Até a próxima

Muita luz a todos!

Um forte abraço!


Comentários