REIKI: Significado e breve história (Español)


SIGNIFICADO

Reiki
É um ideograma japonês que pode ser traduzido como "energia da alma" ou "energia espiritual".
É a qualidade de energia mais vital, mais próxima da força criativa, isto é, da fonte de vida no mundo material.
Rei
Significa que "alguma coisa" está atingindo todos os seres vivos e ao mesmo tempo os alimenta.
Ki
Refere-se à força vital que todos os seres vivos possuem e que os alimenta. Quando ela não está lá, a morte aparece.


É um sistema de cura através da imposição de mãos de simplicidade e poder incomparável.

Esse sistema nos permite regular entre si as três personalidades arquetípicas parciais: a CRIANÇA INTERIOR, o EU MÉDIO e o EU SUPERIOR, de tal maneira que os três se relacionam, formando um sistema.

    O Reiki se une sem capturar.

    Motiva sem sobreexcitar

    Separar sem causar isolamento.

    Acalma sem produzir rigidez.

     Gera atenção direta à vida e ao amor no coração.

    Gera clareza sem causar falta de compromisso.

     Desperta e apóia o desenvolvimento de todos os tipos de potencial latente.

Reiki é uma energia de cura especial que é muito mais do que um simples KI.
Reiki é KI, mas, guiado diretamente por uma organização superior sendo que esse poder maior poder ser chamado de Deus, o Ser Supremo, Mente Universal, Conhecimento absoluto, Ser Absoluto, Jeová, Buda, Grande Espírito, Aquele, etc ...

Justamente por ser dirigido por um poder superior e não pelo Reikista, Reiki sabe exatamente onde, no sistema de energia materialmente sutil da pessoa está localizado o Ki negativo, causando distúrbios ou dor e sabe o que fazer para curá-los
Normalmente, o Reiki flui para aquele lugar e modifica as vibrações do ki negativo.

Em geral, o que acontece é que aumenta tanto a sua vibração que o Ki negativo não pode permanecer no lugar e é liberado.
É por essa razão que cada canalização ou recebimento de Reiki não pode produzir um efeito prejudicial, mas, ao contrário, sempre agirá em benefício do receptor, sem desgastar a pessoa que o fornece.
O tratamento sempre traz um resultado positivo, como um relaxamento, uma sensação de bem-estar que pode ser chamada de "miraculosa".
UM POUCO DE HISTÓRIA...

O nome Reiki, foi dado a este sistema de cura por Mikao Usui, que redescobriu nesta técnica, no final do século XIX, a maneira de transmitir a energia vital, através das mãos.
Em sua juventude, este homem estudou Ki Ko, em um templo do Budismo Tendai, localizado no Monte Kurama, NW de Kyoto. A disciplina Ki Ko (Chi Kung) consiste em uma série de exercícios com o objetivo de melhorar a saúde através da meditação, técnicas de respiração e movimentos lentos.

Para isso, é necessário concentrar-se no desenvolvimento e aplicação do Ki, a energia vital. Isso também é importante para métodos de cura através da imposição das mãos.
Dentro do método de cura Ki Ko, é possível armazenar através de certos exercícios uma porção de energia que eventualmente será usada no processo de cura.

Quando usamos esse caminho, muitas vezes acabamos esgotados, pois é a nossa energia que é usada. Esta foi uma questão importante que motivou a Usui a procurar respostas e evitar tal desgaste. Esse anseio foi crescendo nele, no seu subconsciente, até que, finalmente deu seus frutos.

Depois de muitas viagens, estudos e várias vicissitudes, mais exatamente em 1914, mudou sua vida e decidiu se tornar um monge budista.
Ele se concentrou nessa prática de um modo altruísta e muito intensamente.
Ele voltou para Monte. Kurama, onde ele tinha estudado quando era mais jovem.
Decidiu antão realizar um retiro espiritual, no Mote Kurama, no meio da natureza. Um retiro de 21 dias de jejum, cantos, orações e meditação.
Ele jejuou e meditou lá até conectar com o fluxo da Energia Universal, até sentir uma poderosa luz espiritual entrar na sua cabeça e viveu, nesse momento, uma experiência reveladora.

Ao amanhecer do 21º dia de sua meditação, ele sentiu e viu, no ar, na frente dele, de uma forma luminosa, os símbolos e o modo de usá-los. Naquela época, ele se tornou o primeiro grande mestre do Reiki dos tempos modernos.

Usui Sensei ensinou a técnica para mais de 2.000 alunos e 16 mestres. De seu legado permaneceu sua atitude e desejo de impedir que o Reiki permanecesse nas mãos de certo grupo ou sujeito a alguma forma de controle ou limitação.


Usui queria que o Reiki fosse acessível a todos e também queria que fosse divulgado no mundo inteiro.

Usui Sensei morreu em 9 de março de 1926 de um ataque repentino ao coração enquanto ensinava Reiki em Fukuyama.

Em particular, sinto que o Reiki não possui proprietários nem privilegiados. Eu respeito cada opinião e cada reikista em suas decisões quando se trata de trabalhar e aplicar o Reiki. Mas eu prefiro permanecer fiel à opinião e atitude do mestre original. Eu li muitas histórias. Algumas absurdas e outras muito bonitas. É por isso que eu termino a história do Reiki em Usui Sensei, (como meu professor, Nelsa Causi, o chamou). Hayashi, Takata e outros fazem parte de uma história que me leva a julgar, para que não caiam na minha curta e simples história.

Comentários