GEOTERAPIA: Compresas de argila.

Voltamos com temas das Naturoterapias. Hoje, falando sobre outra das ferramentas naturoterapêuticas por excelência, antiquíssima como a hidroterapia (da qual já falamos) e capaz de dar soluções mais que generosas a problemas de saúde dos mais diversos. Seu uso é tão antigo como o mesmo tratamento das doenças.

A Geoterapía ou Argiloterapía é uma técnica de tratamento dos problemas de saúde através do barro ou argila. Pode até soar meio estranho para aqueles que não estão por dentro desta técnica, más a argila pode até ser tomada e com excelentes resultados!
Tudo bem... Mas,... Como é que a argila vai me curar?

Bem. A argila em pó é misturada com água formando uma pasta consistente, pudendo também ser enriquecida com ervas, chás ou óleos essenciais, própolis, cebola, aveia, etc.,  segundo os resultados que se desejem atingir. Essa massa é colocada diretamente no corpo do paciente, na parte onde se apresenta a disfunção, através de cataplasma, compressas, emplastros, banhos com a argila fria ou quente... Em fim, conforme a necessidade.


Em contato com a pele seus minerais são absorvidos pelo tecido a ser tratado e as características físico-químicas da argila potencializam os processos de regeneração e cicatrização. Na medida em que a preparação de argila vai secando, o duplo efeito de capilaridade e de “ventosa” gerada entre a mesma e a pele, aumenta seu poder absortivo, facilitando a desintoxicação e a drenagem da pele, do sistema capilar e do sistema linfático, áreas todas que se afetam muito em processos inflamatórios, feridas e lesões, e muito mais ainda em outros tipos de processos patológicos como machucados internos ou mesmo no caso de tumores.


Na aula de geoterapía para enfermagem PRÁTICAS NATURAIS E VIVENCIAIS EM SAÚDE II, Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO, achamos perfeitamente resumidas as teorias que explicam a forma em que a argila age e seu poder de cura.

Todas as terras e argilas possuem três componentes geológicos fundamentais: quartzo (sílica) que tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos, tem ação purificante, adstringente, hidratante, reduz inflamações e atua na flacidez cutânea, feldespato (sódio/potássio) que  ajudam a manter a hidratação e a mica (alumínio) que trabalha na falta de firmeza, é cicatrizante, e tem efeito clareador. Estes três elementos se encontram em quantidades diferentes segundo o terreno. Além destes, outros minerais como: ferro, cálcio, magnésio, manganês, sódio, potássio, fosforo, titânio e outros que dependerá do solo da amostra. E todos estes minerais na aplicação da argila possuem qualidades cicatrizantes, antissépticas, purificantes, hidratantes e até antialérgicas.


Outro fator importante para que a argila seja um agente terapêutico, é a energia que ela contém. São três as principais energias nela condensada:
·         a) A energia solar impregnada nas camadas superficiais do solo com energia calorífica.
·         b) A energia telúrica magnética, determinada pelo próprio campo magnético vibratório do planeta.  
·         c) E uma energia intrínseca determinada pela localização geográfica (considerando idade, clima, resíduos vulcânicos,....).

Outras teorias que explicam à ação terapêutica da argila são:
Teoria energética: Refere-se a troca de energia como corpo em questão. Ocorrendo uma troca de energia perniciosa desde a área doente em tanto que a argila permanece transmitindo uma energia de alta qualidade vital.
Teoria mineralizante: Pela concentração de minerais, a argila em contato com a pele ou trato gastrointestinal, promove e facilita a reposição de minerais.
Teoria osmótica: Caracteriza-se pelo processo natural chamado “osmoses” que beneficia o doente com a capacidade natural que possuem os líquidos de equilibrar as concentrações de solutos que se encontram aos dois lados de uma membrana (neste caso de uma membrana celular). O lado que possui mais concentração de minerais “doa” minerais para o lado de menor concentração, beneficiando neste caso, o tecido doente.
Teoria térmica: Ocorre pela capacidade de dissipar o calor ao ser a argila aplicada na modalidade de compressa fria.
Ação anti-radiativa:  Pesquisadores observaram que objetos contaminados por radiatividade, após entrar em contato com o barro, perdiam rapidamente a radiatividade.

COMPRESSAS DE ARGILA

O certo é que as compressas de argila especificamente possuem uma múltipla utilidade. São económicas, são fáceis de fazer e são extremadamente efetivas.

Agora... Na hora de decidir fazer uma compressa de argila, evidentemente, teremos que fazer uso do sentido comum. E o sentido comum nos diz que se queremos tratar uma doença crônica, estados reumáticos agudos, situações graves por lesões internas o feridas extensas ou profundas, disfuncionalidades complexas... necessitaremos o aconselhamento de um Naturoterapeuta ou Geoterapeuta e mais que possivelmente, qualquer tratamento geoterápico se fará após ter consultado o médico.

Se tratando em cambio de situações mais corriqueiras como são feridas mais superficiais, unheiros, pequenas infeções, picaduras, inchados, Dolores localizados, recuperação de cirurgias, cravos, acne, furúnculos, farpas, e outras situações de saúde mais controladas, poderá sim fazer uso da argila sem medo seguindo nossos conselhos.

Há vários tipos de argila: Branca, rosa, verde, amarela, preta... E cada uma de elas possui sua mistura própria de minerais, sílica, alumínio e outros, que possuem uma ação terapêutica mais efetiva para algumas situações que para outras.

Mas, como não é o nosso interesse entrar em detalhes neste artigo, diremos que basta com ter em casa argila verde, que possui características excelentes e permite obter ótimos resultados em quase todas as áreas.
Você achará a argila verde em lojas de produtos naturais sem nenhuma dificuldade. Ainda assim, se não quiser comprar, não é difícil você mesmo procurar e preparar sua argila. Ah! Dará trabalho, sim! Mas, se você tiver um lugar, um canteiro de onde tirar argila limpa (bem distante de estradas, “ranchos” de animais, fossas sépticas, plantações com agrotóxicos, etc.,...),... Vale a pena! O contato com a terra sempre o vale! Quem quiser me escreva que conto como é que se faz.


Tenha então argila verde em casa.  A massa que deverá preparar deve ser bem consistente, plástica, de maneira que grude na pele e não deslize (vai agregando água bem aos poucos!). Na preparação básica de argila não necessita botar mais que água e é essa preparação básica que irá usar para inflamações, dores articulares, batidas, entortes e em outras disfunções que não apresentem feridas ou não necessitem mais que das ações de drenagem, revitalização, difusão da temperatura e anti-inflamatória. Se há feridas, farpa/s, infeção, edema doloroso, picada/s, queimaduras, acne, furúnculos, ou qualquer outro caso como estes, você pode misturar (opcionalmente) na massa, extrato de própolis, cebola ralada (antibiótico), chá (forte) de calêndula ou picão, babosa... ou outros produtos naturais e ervas que potencializarão sua ação antisséptica e cicatrizante.



Lembre-se de que não é bom propiciar cicatrização até depois de extrair toda a matéria, todo o pus... Em fim..., até que a ferida limpe. Se ajudar a cicatrizar antes de tempo a ferida abrirá novamente!

Outro cuidado importante e que jamais deve aplicar argila fria sobre os rins, e se realiza compressas de argila extensas, como por exemplo, no peito, nas costas, nas duas pernas... Sempre cubra se para não se esfriar. Uma vez que a argila esfria você poderá sentir muito frio.

Há muita teoria que dita as regras de aplicação, tempo de compressa, grossura da aplicação e todas essas coisas. Mas, você não necessita ficar paralisado com medo de errar ou de provocar se algum mal. Prepare a sua argila e siga algumas regras simples:

  • ·      Estenda uma camada de argila de aproximadamente 5 mm de espessura.
  • ·      Cubra a área que quer tratar e mais um pouco. E dizer: estenda uma camada que ultrapasse pelo menos em 2 cm a área a ser tratada.
  • ·      Uma vez aplicada a compressa de argila, a mesma deverá permanecer grudada à pele. Se desgrudar pode tirar que já não fará mais nenhum efeito. Então se mexa o menos possível.
  • ·      Como a argila normalmente demora em secar, e ainda mais dependendo do tempo, da temperatura, da humidade, do tipo de argila e da extensão da aplicação, pode obter resultados basta com uma ou duas horas de compressa, em aplicações extensas e de 30´ou 45´ (minutos) em aplicações menores. Pessoalmente prefiro deixar até que seque. Recomendo a meus clientes que em caso de aplicações que o permitam, façam uma aplicação noturna. Ou seja, aplicam a compressa ao deitar, vendam e protegem a roupa de cama com algum pano velho ou outro destinado para esse fim (Sem apertar!!! Jamais aperte as vendagens de tipo nenhum!!!) e se dispõem a dormir. Retiram a argila seca ou quase seca de manha.
  • ·      Para limpar a argila, se retira o excesso com a mão e se joga no lixo (não é recomendado devolver a terra onde há plantas e é especificamente proibido tentar reutilizar a argila). Lava o resto com água e sabão e se tratou áreas como o rosto o de pele sensível, pode aplicar algum creme hidratante.
  • ·      A aplicação de compressas de argila nos casos simples pode ser realizada em general até duas vezes ao dia. Más, é necessária uma boa avaliação para determinar cada caso e saber qual seria a melhor estratégia.
  • ·      Pode ser aplicada diretamente sobre feridas. No caso de feridas extensas (como ulceras varicosas) primeiro estenda sobre a mesma uma gaze levemente humedecida e depois a argila.
  • ·      No caso de haver muito pelo na região a aplicar a compressa, coloque primeiro uma gaze e depois a argila.

Faço estas compressas para mim e para minha família sempre que existe qualquer ferida, picada o batida e é “santo remédio”.

Em outro post explicarei como fazer as compressas de argila para tratar úlceras varicosas, pois nesse caso temos que ter alguns cuidados em especial e nos valer de outras ferramentas terapêuticas.

A aplicação de compressas de argila nos casos de recidiva de ulceras varicosas ou de aquelas ulceras que quase fecham, mas, que se resistem a cicatrizar completamente, é expressamente recomendada. Mas, é comum que este tipo de aplicação de argila em feridas, ou processos inflamatórios que possuem como substrato uma grande intoxicação local dos tecidos, provoque um aumento de tamanho na ferida, ou mesmo até abra uma ferida. Todos isto será comentado futuramente.

Destinaremos outro post para falar de Argila na estética... é ótima!


Deixo por último a lista de benefícios que obtemos na aplicação e uso da argila:



EFEITOS MEDICINAIS

• NO USO EXTERNO:
Anti-inflamatório;
Absorvente;
Analgésico;
Cicatrizante;
Regulador orgânico;
Tonificador;
Vitalizante;
Refrescante.

• NO USO INTERNO:
Anti-inflamatório;
Cicatrizante;
Absorvente (combate gases intestinais);
Desintoxicante;
Vermífugo;
Normalizador da digestão e da excreção;
Antidiarreico e obstipante;
Analgésico (cólicas)

Abraço a todos!
Muita luz!


Daniel H. Della Valle

Comentários