1°- ENVELHECIMENTO COM SAÚDE. Como envelhecer com saúde.

Há algo em comum a todas as pessoas em qualquer idade da vida:
Todos envelhecemos.

Nascemos, crescemos, evoluímos e nos desenvolvemos até o momento da morte que é mais um passo na vida (em algumas concepções esta afirmação se compreende mais facilmente que em outras). Comunmente erramos ao dizer que nascemos, crescemos, envelhecemos y morremos... Podemos convier que desde o nascimento já começamos a envelhecer (ainda que desde a concepção já o estamos fazendo).
Ainda assim, podemos afirmar que o envelhecimento não é um processo uniforme.

Os pesquisadores dizem por exemplo que:
“...a velhice não é definível por simples cronologia, e sim pelas condições físicas, funcionais, mentais e de saúde do indivíduo, sugerindo que o processo de envelhecimento é pessoal e diferenciado.” (Okuma, 1998).




Não entanto cada idade possui suas características fisiológicas, metabólicas, hormonais... Podemos ver fatos fisiológicos e funcionais comuns às crianças ou aos adultos maiores... Doenças próprias da adolescência ou dos grandes idosos. E ainda assim, nem todos os adolescentes possuem os mesmos problemas de saúde. Nem todos os adultos... Nem todos os idosos...
Isto fica por demais evidente se observamos aspectos específicos do organismo.
Pensemos em algum sistema ou função do corpo... no começo mesmo do sistema digestivo por exemplo:
No jovem, a boca e o resto de estruturas que conformam sistema estomatognático ( O sistema estomatognático é uma unidade funcional do organismo em que tecidos diferentes e variados quanto à origem e à estrutura agem harmoniosamente na realização de variadas tarefas funcionais como mastigar, falar, respirar, beijar, etc. Fazendo parte deste sistema temos os componentes esqueletais -maxila e mandíbula-, arcadas dentárias, tecidos moles -glândulas salivares, suprimento nervoso e vascular-, ATM e músculos)  geralmente e salvo por alguma questão de higiene ou acidente, todo ajuda a ter uma boa mastigação, insalivação, e posterior deglutição.
        
Agora, no idoso, o processo de envelhecimento que vem debilitando os tecidos é mais evidente e acelerado. Mas, é diferenciado para cada indivíduo.
Os desordenes odontológicos ou mesmo estomatognáticos são muitos. Poderemos achar problemas dentais e ou uso de próteses dentarias, certa diminuição da quantidade e qualidade da saliva, alterações nas ATMs, diminuição do sentido do sabor, diminuição da massa muscular, disfuncionalidade da epiglote e outros desordenes que impedirão um bom começo do processo digestivo.
Estas diferenças tão evidentes entre duas faixas etárias, no começo do sistema digestivo, serão igualmente claras e inequívocas no resto das estruturas orgânicas, nos tecidos assim como em todos os sistemas e no próprio metabolismo e terá suas consequências na efetividade funcional de cada área estudada. Às vezes, afetando muito. Muitíssimo. E outras vezes menos...
Então... Envelhecemos.
Não há negociação possível.
O assunto é...
Como é que envelhecemos?
Ou... Como fazemos para envelhecer com saúde?
E para isso devemos saber diferenciar entre envelhecimento e doença.
Como é que é...?
Você pensava que são a mesma coisa? Claro que não!
O processo constante de envelhecimento caracteriza-se por um processo biopsicossocial de transformações, ocorridas ao longo da existência, suscitando diminuição progressiva de eficiência de funções orgânicas (biológica), criação de novo papel social que poderá ser positivo ou negativo de acordo com os valores sociais e culturais do grupo ao qual o idoso pertence; e pelos aspectos psíquicos vistos tanto pela sociedade quanto pelo próprio ser que envelhece. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) se define velhice como "prolongamento e término de um processo representado por um conjunto de modificações fisiomórficas e psicológicas ininterruptas à ação do tempo sobre as pessoas”.

Nas definições acima não se fala de doença.

Claro está que quando o organismo está envelhecido, naturalmente já enfraqueceu e isso determina que a pessoa maior que adoece terá menos recursos para sua recuperação e maiores chances de sofrer complicações. Mas, ainda assim, envelhecimento não é doença.
A chamada senescência e o processo natural de envelhecimento. No decorrer dessa transformação, o individuo pode adoecer ou não, e existem algumas condições físico-mentais-emocionais que naturalmente caracterizam as pessoas maiores, das chamadas 3ª e 4ª idade, da mesma forma que existem aquelas que caracterizam as outras faixas etárias.
Há dois aspectos neste processo de envelhecimento que gostaria de fazer notar, obsevando claro desde a ótica naturoterapéutica, holística e integral.
Um deles é o fato de envelhecer com saúde.
U outro é,... O que esperar quando o ser que envelhece adoece?
No quesito envelhecer com saúde há muito para falar. Tanto dos aspectos fisiológicos e funcionais, como os psicossociais, emocionais, espirituais e até energéticos. Poderíamos falar o escrever horas... Há muita matéria escrita e não irei a descobrir a pedra filosofal (que seria muito apropriada para esta matéria). Então, rapidamente, diremos que envelhecer com saúde é viver de forma consciente e sabia, priorizando os bons hábitos perante os desbordes e quaisquer exagero. O sentido comum poderá ser a bandeira guia na hora de escolher cada um dos passos do dia a dia.
Alexis-Carrel afirmava a partir das suas experiências que “quem determina a idade celular é o meio ambiente onde ela se encontra”. Quer dizer que o nosso envelhecimento dependerá da saúde interna do nosso organismo; do grau de intoxicação que o nosso corpo possua; da acidose dos nossos líquidos intersticiais, dos nossos órgãos... Por tanto, manter o nosso organismo limpo, sadio, livre de toxinas (e todo esforço é pouco para isso...), não é perca de tempo ou renunciar aos prazeres da vida, já que na realidade deveríamos achar prazeres menos perigosos e menos tóxicos.
Água! E não qualquer água se fosse possível. Água no ph apropriado é água com ph de 7, 7,5. E é água e não outros líquidos. Pode tomar outros sim...  Com critério e evitando os grandes venenos industrializados como os refrigerantes (por exemplo). Mas a quantidade de água mínima necessária para ter e manter saúde é calculada em 1 lt por cada 30 k de peso, aqui, no sul do Brasil, mas, tendo em conta que com exercícios e maior temperatura deve ainda tomar-se mais.

Alimento! No há como deixar isto fora!
Já ouviu que somos o que comemos? Exatamente!

Alimentação que alimente e não que encha a barriga. E alimentação apropriada é uma alimentação regular, sem pular refeições, simples, leve, pouca e a cada 3 horas, evitando gorduras, acidificantes, industrialização, gorduras do leite (E MESMO O LEITE), preferente as carnes (fica ao bom critério...), o açúcar branco em todas suas formas, o álcool, o chocolate (lamento muito se já é adicto), refrigerantes... E, preferentemente fazer uso do alimento que traga nutrientes, vitaminas e minerais de forma harmoniosa para a manutenção constante do nosso corpo.
Corrigir nos maus hábitos! Todos eles!
Dormir pouco, mal, com luz, com som, tenso... não descansa. E se não descansa... Adoece! Cuidar seu sono é cuidar diretamente do seu futuro já que todos os processos de reparação do nosso organismo sucedem durante o sono. E sem sono no há reparação.

Evitar o estresse desnecessário... Fundamental! E as pessoas perguntam... “Mas... Como?!”
Essa é uma mudança imprescindível é absolutamente possível ainda que impossível sem a sua ajuda. Há Essências Florais e outras formas alternativas de se ajudar, mas, sem a sua ajuda nada ocorre.  Pegue a redias e pé no chão! Pensar de mais, sentir de mais, correr de mais, se exigir de mais é “viver de mais” e isso sempre acaba nos esvaziando de energia vital e nos enferma. Não há outra opção quando “vivemos de mais”.

Não esqueça seu equilíbrio psicossocial. Sempre em atividade, sempre em movimento, em exercício constante da sua civilidade, aprendendo, ensinando, rindo e fazendo para ser feliz. Procurando a companhia de amigos, do amor, da calma feliz da amizade...


E tudo isto, tendo em conta uma máxima muito interessante recolhida do Dr. Lair Rivero:
Na vida não há prêmios nem castigos. Só consequências”.
Sobre... O que esperar quando o ser que envelhece adoece... Falaremos no próximo post!

Muita luz e boa vida para vocês!

Comentários