O VERDADEIRO PAPEL DO INDIVIDUO QUE FAZ UM TRATAMENTO NATURAL E CURAR-SE (O remédio só ajuda)

Como terapeuta não há nada mais gratificante que ver os clientes melhorando. Aquelas boas melhoras que se vem nos olhos (Iris), mas também aquelas que dizem das melhoras na qualidade de vida, as melhoras sintomáticas...
Da mesma forma, nada é pior que ouvir do cliente que fez o tratamento segundo o aconselhado, mas, que ainda não têm nenhuma melhora na sua condição. É terrível!
Sempre existem exceções.

Existem os casos onde a problemática a tratar é crônica ou complicada por elementos genéticos que escapam a qualquer tratamento naturopático, e onde esperamos câmbios fisiológicos e funcionais que não podem acontecer.
Mas, não estamos pensando nesses casos.
Neste artigo estamos falando de outras situações. Outras, menos complicadas e que são as verdadeiras causas para que os tratamentos não sejam o suficientemente eficientes como para gerar as melhoras necessárias...

Assim, ao longo da nossa historia como terapeutas, temos aprendido a não sofrer tanto com aqueles que não melhoram ao iniciar seus tratamentos.

Sem nos deter na análise dos casos especiais, a principal causa para que o tratamento não seja efetivo e a expectativa do cliente de que o remédio seja capaz de resolver seus problemas. É dizer, quando a pessoa traslada a responsabilidade da sua saúde aos remédios (neste caso remédios naturais) e à perícia do naturoterapeuta na hora de diagnosticar e de escolher a terapêutica, e se omite como parte fundamental da solução só pode dar errado. Quando isto acontece, geralmente o fracasso do processo de recuperação da saúde é o fim mais provável.

Para compreender melhor:

Na lista das premissas da Naturologia, podemos achar o espírito do trabalho terapêutico. Podemos ver que desintoxicação, eliminação de hábitos e costumes erradas, profilaxia, ensino das formas mais saudáveis de viver, e por último o fortalecimento do indivíduo como um todo são as linhas guias para todo bom terapeuta. O mesmo terapeuta que não se cansa de repetir que “a gente não combate as doenças. Eliminamos as dificuldades que nosso organismo tem para funcionar corretamente e ele, geralmente, volta à saúde”.
À Luz deste espírito, o que a gente faz é ajudar ao corpo, aos órgãos, aos sistemas orgânicos, para que possam realizar seu trabalho com normalidade, ou pelo menos sem tanta dificuldade. Vamos retirando os obstáculos que o organismo encontra para realizar suas tarefas normalmente e a “memória” orgânica retoma suas funções.
Um corpo intoxicado vai se detendo, se apagando aos poucos. Surgem dores, falta de ar, cansaço, cai a imunidade, se acidifica... Só desintoxicando, pode se comprovar com facilidade, como resurgem estados muito mais harmônicos,  diminuem as dores, o cansaço se dilui, a respiração melhora e parece que tiramos um peso enorme das costas.

Na tentativa de entender melhor as necessidades básicas do nosso organismo, alguns pesquisadores tentaram hierarquizar diversos aspectos da nossa existência. Dentre eles, Maslow, por lá, pelos anos 1940, desenhou uma pirâmide onde as necessidades mais básicas e impostergáveis se encontram nos degraus mais baixos e na medida em que se sobem os degraus, se encontram outras necessidades menos importantes ainda que fundamentais para nosso crescimento e evolução.
A “Pirâmide de Maslow” é a seguinte:



Esta pirâmide possui muitas críticas, e podemos toma-la simplesmente como uma tentativa de ilustrar a importância que possuem para a nossa existência as nossas necessidades fisiológicas. Para alguns estudiosos esta hierarquização não é possível  ou possui muitas falhas, mas isso neste artigo não é determinante.

Como é possível compreender ninguém pode satisfazer por nós as nossas necessidades de comida, água, descanso, etc.,... ]
O trabalho da terapia natural é a de “ajudar” à pessoa no seu processo de reequilíbrio. Não é o de “curar”. A pessoa é quem se “cura”, fazendo o que necessita fazer para viver em saúde.

Não é possível manter uma alimentação cheia de gorduras, açucares, sem nutrientes essenciais, recheada de toxinas, corantes e saborizantes químicos e esperar manter a saúde em equilíbrio. Ainda que fazendo o melhor dos tratamentos alopáticos ou naturais.
Não é possível ter saúde se não se descansa, sendo que a maior parte da “reparação” do sistema nervoso e do corpo físico acontece durante o sono.
Não é possível viver em saúde, que dizer se desintoxicar e recuperar a saúde, sem beber líquidos bons para o nosso metabolismo, ou seja, água ou chás bem fraquinhos e na quantidade certa.
Também não é possível ter saúde sem uma correta eliminação das fezes, da urina e demais “lixos” que o organismo produz.

Essas responsabilidades são de cada indivíduo.

Comer bem, tomar líquidos bons e na quantidade certa, descansar apropriadamente, manter a higiene... São estes afazeres de responsabilidade mínima e única de cada pessoa e não podem ser atribuídos a outra pessoa. Menos ainda ao terapeuta  nem aos tratamentos propostos.
Por isso repetimos no fim de cada encontro, de cada consulta, de cada recomendação terapêutica... Não deixe de cuidar dos alimentos que ingere, nem deixe de beber líquidos bons e na quantidade certa. Por isso é que perguntamos se acorda disposto a cada despertar.

Seja qual for a causa dos seus problemas de saúde, você é parte da solução e não é possível ser inconsequente.
O Terapeuta (o Médico) ajuda a ver melhor tanto os problemas como as saídas a esses problemas, lós tratamentos e produtos naturais ajudam a deixar seu organismo e vontade em condições de reequilibrar-se, mas, é você quem faz a sua saúde possível.





Comentários