O que é a iridología, a esta altura você já sabe.
A iridología pode aplicar-se como método de avaliação de saúde. Sendo uma espécie de diagnóstico (não é porque quem realmente diagnostica é o médico), que se realiza interpretando um complexo sistema de alterações, de texturas e cores que as íris apresentam, a iridología pode ser independente de outras técnicas ou mesmo de tratamentos.
Tenho ouvido de alguns iridólogos de certo renome, que o técnico iridologista (eles chamam de outra forma) não deveria tratar seus clientes. Só diagnosticar a través das Iris, assepticamente, ao melhor estilo “Medicina baseada em evidências”. Mas, na verdade, a pesar de que a Iridología é uma prática que se aplica as mais diversas situações terapêuticas, diagnósticas ou de simples controle, ela é realmente efetiva quando aplicada dentro da naturologia. É minha opinião claro... Mas, é uma opinião baseada na experiência de muitos anos.
Em certa ocasião nos utilizamos da iridología para controle de tratamentos e comprovação de certos diagnósticos psicológicos. E foi uma experiência “supimpa”! Foi excelente. No entanto a experiência só se aplicou por existir uma afinidade enorme entre os pensamentos dos técnicos envolvidos.
É muito difícil no nosso meio simplesmente efetuar uma avaliação e dar para o cliente para ele resolver o que fazer. O médico não pedem um exame iridológico... Nenhum médico só diagnostica. Diagnostica e trata, ou encaminha, ou inicia um tratamento e encaminha a especialista, etc.,...
Então partimos da base de que o iridologista depois do sua análise irá a recomendar algum tratamento. Pero qual tratamento?
Isso irá depender da área na qual trabalha seu iridólogo.
Pera aí! Mas...
Não todo igual? A Iridología não é sempre a mesma?
Não.
De jeito nenhum.
Existem iridólogos que trabalham com a Naturologia. São a maioria. Mas, existem iridólogos Médicos, Homeopatas, Acupunturistas, Quiroprácticos, Reikistas, Psicólogos, Terapeutas Florais, e de muitas outras áreas de especialidade, o que caracterizará muito o tipo de iridología que se utilizará.
Também podemos dizer que não existe uma Iridología só.
Existem vários Métodos de iridología, inclusive com variantes importantes no decodificador principal de cada um deles, que é o Mapa ou Clave Iridológico.
A Iridología básica é a orgânica. Lee os sinais das Iris para compreender o estado orgânico e funcional do corpo físico.
Existem depois os métodos que procuram as informações do emocional e do psicológico; que analisam a carta zodiacal, que interpretam áreas específicas como a O.P.I. ou a B.S.N.A. (Orla Pupilar Interna e Banda do Sistema Nervoso Autônomo respectivamente).
Podemos achar a Iridología orgânica, a sistêmica, a de reflexo múltiple, a psicossomática, a energética, a iridología comportamental, La Iridosomatologia (Gauer), o Rayid (Johnson), a Micro semiótica oftálmica, a olhologia a iridología integrada, a iridología Multidimensional, El método Cronorischio (Lo Rito), o Spaziorischio, etc.,...
Finalmente, se pode achar uma forma de aplicar esse conhecimento todo, das diferentes técnicas iridológicas, no que se denomina Iridología Holística, que consiste na aplicação das técnicas e métodos iridológicos integrando-os ou não segundo a necessidade do individuo que consulta.
Há mais?
Sim. Do lado “meio” escuro da iridología (brincadeira... eles devem pensar que a iridología que a gente faz e antiga e ineficiente) estão os que fazem de conta que a interpretação iridológica é possível através de um software e de um computador. Para eles é só tirar uma foto que se introduz no programa para ser analisada e avaliada em instantes... e já!
Tal vez para quem faz uma iridología despersonalizada, sem o intuito de chegar mesmo ao fundo do ser que consulta essa seja uma boa forma de trabalhar, de fazer o que promete e ganhar seu pão. Não podemos embora assinar embaixo desta prática porque qualquer iridólogo de meia experiência sabe de quantas formas diferentes podemos interpretar um mesmo sinal iridológico e de quantas outras formas o integramos ao contexto geral do cliente segundo os relatos subjetivos do individuo e do resgate objetivo que recolhemos das diferentes instancias da consulta. Acha computador para isso!!!
Geralmente cada método possui seus próprios mapas ou claves. Um dos mais conhecidos e usados e o mapa de Bernard Jensen, assim como o mapa da iridología alemã.
A Escola italiana possui mapas muito específicos e complexos. A Escola Inglesa, a Francesa e a Russa também possuem mapas próprios.
Na nossa prática usamos a Iridología Holística e o mapa que originariamente nasce de André Roux, da escola Francesa, que aos poucos fomos adaptando com sucesso a nossa prática de forma que hoje, nos resulta quase impossível qualquer tentativa de interpretação iridológica com outros mapas.
Uma questão a ter em conta é que nem por existir essas diferencias se pode deduzir que exista imprecisão na técnica iridológica. Pode ser que chegue o dia que, com a ajuda da tecnologia e com um pouco (muito) de boa vontade, as diferentes escolas iridológicas se ponham de acordo nas suas conclusões e compartilhem seus conhecimentos sadia e sabiamente. Mas até lá, e como as diferencias nos mapas são relativamente pequenas, a Iridología continua fazendo seu trabalho avaliativo mais que satisfatoriamente.
Assim que, não se esqueça de pesquisar qual é o método que usa seu Iridólogo.
Ah! ...E fuja dos técnicos que possuem um computador para fazer seu trabalho de Iridólogos. Até pode haver boa intenção... Mas,... Jamais uma máquina ira a fazer uma interpretação da sua saúde através das íris, pois não pode compreender sua humanidade.
[i] Esta é minha opinião sincera e não tem a intenção de polemizar. E faço questão de explicar que me refiro á aqueles que só repetem o que o software diz sem passar pela sua análise e seu conhecimento.
Comentários
Postar um comentário