A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA OS ADULTOS MAIORES

 p. DANIEL DELLA VALLE

O sono é vital para todos. É quando a reparação acontece. Uma serie de hormônios só se produzem no período do sono, sempre e quando descansemos realmente. A síntese das experiências do dia acontece durante o sono, o emocional também se harmoniza e completa no sono.

Mas neste momento veremos que, fora destes processos vitais imprescindíveis, há mais e bons motivos para saber da IMPORTÂNCIA DO SONO PARA OS ADULTOS MAIORES.


Temos analisando naturológica e sistemicamente neste Blog, diversos aspectos da vida das pessoas maiores. Olhamos reflexivamente para a alimentação na maior idade e fizemos um acercamento ao descobrimento sistêmico de quem são eles em realidade, os nossos maiores, assim como o tamanho que eles realmente têm na nossa vida e na vida familiar
Hoje continuamos olhando com carinho e responsabilidade, de uma forma bem geral para assuntos que possam melhorar a qualidade de vida e a saúde dos nossos maiores...
Bom... no meu caso, de mi mesmo... que já entrei na faixa!

Quando pensamos em pessoas maiores, pensamos em pessoas com dificuldades na sua saúde, na sua movimentação e até fisiológicas... Dores, disfuncionalidades..., inclusive com a possibilidade de sofrer dificuldades cognoscitivas e emocionais... enfim...

Mas, nenhuma dessas dificuldades são obrigatórias na pessoa maior. Até que podem existir alguns probleminhas e, mesmo assim, estarmos adequados a pequenos desconfortos e limitações.

Este é um assunto que deve ficar claro. Ser um adulto maior não é sinônimo de doença.

De jeito nenhum.
Mesmo assim, a realidade é que o nosso corpo se modifica com o passar dos anos.

Mesmo assim, e por um grande conjunto de razões, a gente nem percebe de quantas formas descuidamos e maltratamos nosso organismo durante toda nossa existência: Compensamos com o prazer do gosto nos alimentos, com o relaxamento de bebidas e alteradores de consciência, obedecemos velhas sentenças familiares de doação e sacrifício, e muitas outras formas de auto postergação e sabotagem, apesar de... nós mesmos...

Bem..., existem algumas formas simples e naturais de ajudarmos a melhorar a qualidade de vida, ou até para tratarmos alguns dos problemas mais comuns na maior idade. Inclusive, claro, para os problemas de SONO.

Este, o sono, é sem dúvidas um eterno problema para os maiores, só não sofrido por um pequeníssimo número de pessoas abençoadas...
E todo ajuda para que o nosso sono piore com o passar dos anos. Nosso sistema digestivo fica mais lento e ineficiente, há menos produção de enzimas, tomamos menos água, a mastigação é ruim e a digestão impede o descanso, os pensamentos e as emoções tomam conta pois há muito tempo para “pensar”, a não aceitação do passar dos anos e das limitações que isto nos impõe.... as dores no corpo, nos ossos, as carências que já não podem (digamos que...teórica ou realmente) ser resolvidas... as vezes que devemos levantar para ir ao banheiro... enfim... são muitas as causas.

Fora disto todo... e naturalmente, a pessoa maior sente menos sono e pode se dizer que necessita dormir menos, o que gera uma desfasagem com o ritmo do sono do resto da família.
O Sono é uma necessidade vital. Dele depende a nossa energia, a vitalidade e a nossa capacidade de recuperação. Em um organismo jovem, “todo santo ajuda”, mas para quem passa dos 60, dos 70... bem... se complica um pouco.

Vamos para as dicas:
          A cama é para dormir. Se quiser pensar vá para sala. Pense, resolva e volte para a cama SÓ PARA DORMIR. É para melhorar o sono, nada como uma leitura simples e leve. Repito...SIMPLES E LEVE, com uma luz de abajur baixinha, evitando dormir com as luzes acessas ou com a televisão ligada. Feche frestas de cortinas e espaços por onde a luz possa se coar para dentro do quarto. A ESCURIDÃO TOTAL é uma regra para um bom sono.

Alguns de nós, já maiores e que aderimos à tecnologia, podemos nos perder um pouco no celular... bem... nada disso. UMA HORA ANTES DE DORMIR, EVITE A TECNOLOGIA.
          Após desligar a luz, leve sua atenção a seu corpo, a seu rosto, a sua testa, a suas pernas e braços. Verifique sua musculatura e veja se está solta... se sente sua musculatura tensa, relaxe, traga a sua mente coisas boas, momentos agradáveis, boas lembranças. As vezes uma oração, praticar oponopono, ou uma meditação... no meu caso, como sou Reikista é só começar a fazer Reiki em mim que o relaxamento chega de forma imediata. LEMBRE: Dormir tenso já lhe condena a um sono menos reparador!
          Verifique toda noite se se alimento direito, se fez exercício e se tomo água que chega... são coisas fundamentais para nos assegurar um bom sono na noite. Do exercício falaremos especificamente depois... + sobre a água... apesar de estarmos acostumados a não beber líquido, o nosso corpo o necessita... e muito! Principalmente água, sempre tendo como base de cálculo, a necessidade de beber 1 litro por cada 30 kgs de peso corporal.

Beba água sem sede. E se não consegue, se lhe resulta “doloroso” beber água... Nada contra. Mas, saiba que a sua saúde perde, e as possibilidades de adoecer se multiplicam, crescem exponencialmente. Você que sabe... Se o líquido lhe faz sair da cama muitas vezes na noite, coisa comum pelo envelhecimento DOS TECIDOS da bexiga e o aumento da acidose corporal, o truque é simples... beba tudo o que deve beber até as 17... 18 horas. Depois dessa hora não ingira líquidos... Uma boa desintoxicação ajudará a não ter que acordar tanto para urinar.
          Evite estimulantes na noite. Café, chimarrão e alguns chás podem ser gostosos e parte insubstituível da nossa rotina.

Mas para a noite? Não. Não pode! Já se dorme pouco, ...ainda com estimulantes... você se condena a não dormir de antemão. Em todo caso, escolha chás que possam lhe ajudar a dormir. Também não são recomendados os estimulantes durante o dia... sobretudo aqueles que são encapsulados, como o guaraná, o ginseng e a cafeína, que muitas vezes chegam embutidos em vitaminas e fortificantes.
          Outra coisa... Imagine se deitado e pronto para dormir. Se veja de cima, como se estivesse colado no teto e pudesse se observar dormindo...

Será que assim, na cama, você pode resolver os problemas de saúde da sua família, os problemas dos filhos, do irmão que bebe ou da irmã que separou?...

Pode resolver os problemas da fome no mundo, das queimadas na Amazonia, do derretimento das calotas polares?...

Pode fazer que a vida volte atrás para fazer outras e melhores escolhas, pode alterar o passado, recuperar a juventude, pode fazer que as pessoas sejam como você quer, que se ajustem a suas necessidades...

De verdade?

Você acredita que pode?...

Foque no que é essencial na sua vida! Confie na vida e se permita habitar o campo de possibilidades que está na sua frente. Muitos dos problemas pelos quais perde o sono, poderão se resolver sozinhos se os solta... A maioria dos problemas que esquentam sua cabeça... nem são seus, nem pode fazer alguma coisa, nem lhe corresponde fazer alguma coisa... Deixe aos outros tomarem suas decisões e se fazer responsáveis pelas consequências dos seus atos... faz parte da vida... a não ser que você seja Deus.
          Lembre-se que uma Janta leve ajuda... Uma sopa de legumes, alguma fruta, sem abusos... evite o pão, as proteínas, o feijão... evite o café, os doces!! Evite o chocolate, os queijos... um bom prato de saladas e muito bom para seu sono, se sua saúde o permite, já que algumas pessoas com problemas circulatórios devem evitar a vitamina k “dos verdes”... e após de uma janta mais... digamos... reforçada, dê uma caminhada para ajudar na digestão... e evite tomar líquidos junto a janta... pois irá diluir seu suco gástrico (que já é pouco e fraco...) e fara que sua digestão entre na madrugada, prejudicando seu descanso.
          Se há ronco ou Apneia de sono... será apropriado procurar uma solução, seja natural u alopática.
          Em ocasiões, será bom tomar chás nas últimas horas do dia, do tipo Melissa, Erva Cidreira, Tília, maracujá... Que ajudem a relaxar e começar a noite com um bom sono.
          Um banho quentinho, um banho de pés ou mesmo um escalda pés, ajuda a relaxar e chama o sono... pode provar! Colocar os pés em água natural ou apenas amornecida por 10 a 15 minutos é muito relaxante. Se tiver problemas de hipertensão ou de inchaços nas extremidades, pode botar na bacia duas ou três colheradas de sal. (a água na bacia deveria ficar por cima dos tornozelos). Dos escalda-pés falaremos más adiante pois requer um pouco mais de atenção e possui contraindicações.
          E... quanto devemos dormir?... o ideal, o que os livros dizem, é que devemos dormir de 7 a 9 horas. Esse seria o sono da beleza... da saúde. Mas a gente sabe que a maioria de nós, achamos que 6 horas já são suficientes. É não! Precisamos dormir um pouco mais... mas, há que dorme bem menos! Se são 6 horas bem dormidas, tente levar a sete, mas, se você acorda disposto e sem dores... está tudo bem.
          Mas, dormir de mais... Ajuda?... Não! Não é bom! Estudos atuais dizem que quem dorme muito ou sofrem de sonolência durante o dia, tem maior disposição para ter doenças metabólicas e degenerativas. Observe bem se é seu caso e tome as medidas cabíveis!
          A cama é para dormir, como já falamos. Por tanto, ficar na cama ainda que acordado, também não é bom. O Corpo já está meio “enferrujado” e, ficando muito quieto, muito parado... enrijece “facinio, facinio” ...
          Para saber se seu sono é bom o suficiente, você deve dormir sossegado e acordar disposto. A não disposição é um alarme, ainda que a gente se deite e acorde na mesma posição, e que nem uma locomotiva velha e barulhenta seja capaz de interromper o nosso sono... sempre deveríamos acordar com disposição, e veja que não devemos confundir disposição como ansiedade ou com um estrito sentido de responsabilidade que poderíamos chamar de auto exigência exagerada.
Há muitos casos especiais, pessoais... aqui só falamos do mais geral...
Mas, estamos a disposição se tiverem perguntas ou dúvidas.

Muita luz a todos,
Um forte abraço
e... bom sono


Comentários